Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Debate e Lançamento do livro “Reforma Empresarial da Educação”

No mês do professor e da professora a Apropucc e o CES organizam o debate e lançamento do livro “Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias”, com a presença do autor, Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas.

Será dia 28/10, das 19 às 22h30, no Auditório Dom Gilberto localizado no Campus I da PUC-Campinas.

Garanta antecipadamente sua vaga CLICANDO AQUI.

Resenha

Este livro é escrito em um momento em que as ideias neoliberais retornam ao cenário brasileiro com força; ele procura caracterizar as origens das reformas empresariais da educação em curso no Brasil, aceleradas após 2016, mostrando que elas são dependentes de uma concepção de educação baseada na defesa do livre mercado (Hayek, Mises, Friedman e Buchanan).

Este conceito de sociedade entende que a qualidade da educação depende da inserção das escolas, professores e estudantes em um mercado concorrencial, do qual ela emergiria, então, sem interferência do Estado. Deriva daí o conjunto de recomendações que propõe privatizar a educação (por terceirização e/ou vouchers) e instalar processos de padronização da educação através da dinâmica entre bases nacionais comum curriculares, sistemas de avaliação baseados em testes censitários e responsabilização meritocrática, como indutores da inserção da educação no mercado.

Depois de caracterizar o movimento da reforma empresarial, são apresentados dados evidenciando que os efeitos negativos destas políticas nas escolas, no magistério e nos estudantes não autorizam, do ponto de vista ético, sua aplicação nos sistemas de ensino, inclusive porque elas impedem o desenvolvimento de outras formas mais promissoras de se mudar a escola pública e favorecem a estagnação de sua qualidade. Finalmente são apontados elementos para uma política alternativa e um programa para a resistência.

Sobre o autor

Luiz Carlos de Freitas é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Unicamp com pós-doutorado em Educação pela USP; ex-diretor da Faculdade de Educação da Unicamp em duas gestões; foi coordenador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED), grupo de pesquisa em avaliação educacional. Atualmente é professor colaborador da Faculdade de Educação da Unicamp e autor do blog “Avaliação Educacional”.

FONTE: Site da Apropucc.