Angel Ricci Moreira | Atualizado em 16/05/2022 - 09:37 Notícia

Dia Mundial da Língua Portuguesa - A importância da diversidade cultural e o multilinguismo

É com muita satisfação que a Faculdade de Educação da Unicamp manifesta apoio à frente cultural ocorrida no dia 5 de maio de 2020, onde foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa e contou com a participação de incríveis oradores como a docente da Faculdade de Educação/Unicamp, escritora e pesquisadora, Profa. Dra. Nima Spigolon. Esse projeto visa criar e (di)fundir meios de compartilhar palavras e individualidades, de países e regiões. Apresentando temas relevantes para a atualidade como, mulheres e a literatura, e temas de importância histórica como o apresentado pela Profa. Dra. Nima Spigolon, que trata sobre “O legado de Monteiro Lobato para a literatura infanto juvenil”, além de vários outros destaques.

O conhecimento sobre esses temas possui um significado muito grande com relação a cultura brasileira, uma vez que podemos observar o quão notável foi o escritor Monteiro Lobato, que revolucionou a Literatura Infantil. Sendo em sua forma de expressão nesse gênero literário, quanto às suas criações de personagens e obras, extremamente valiosas para o saber brasileiro, principalmente para as crianças que são os alicerces do futuro do nosso país. Ao mesmo tempo, um projeto como este, agrega muito valor à língua portuguesa, uma vez que podemos ver o quão merecida é uma data em comemoração a esta. Afinal, segundo a UNESCO (2021), a língua portuguesa é uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, sendo a língua mais falada no hemisfério sul.

A Faculdade de Educação da Unicamp comemora essa data e parabeniza os docentes e todos os envolvidos nesta frente cultural, que visam sempre atuar em prol do multilinguismo e da diversidade cultural, para que assim, cada vez mais a história, a cultura e a língua, de países e regiões, sejam alvo da sensibilidade e compreensão das comunidades adjacentes, visando sempre um mundo onde o diálogo seja a maior força de um país.

 

Semana da Língua Portuguesa

Assista no YouTube: clique aqui!

 

Ênfase na mesa 9 (infanto juvenil): "O legado de Monteiro Lobato para a literatura infanto juvenil"
https://youtu.be/LBCS9q-KlRg

Oradores

Benita Prieto – escritora (Brasil)

Nima Spigolon – escritora e pesquisadora (Brasil)

Natacha Magalhães – escritora (Cabo Verde)

Alexandre de Sousa – escritor (Portugal)

Moderador

Augusto Niemar – professor e autor de literatura infanto juvenil (Brasil)

 

UNESCO. Dia Mundial da Língua Portuguesa, , 2021.

Disponível em: <https://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day&gt;.
Acesso em: 13 de maio de 2022.