tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Direção da FE divulga manifesto em apoio a docentes da instituição

A Direção da Faculdade de Educação da Unicamp torna público documento em que manifesta seu apoio e solidariedade a docentes da instituição. Leia abaixo o texto completo do manifesto.

"A Direção da Faculdade de Educação/Unicamp vem a público manifestar sua solidariedade aos colegas Aparecida Néri de Souza, Márcia de Paula Leite, Luis Enrique Aguilar, Luiz Carlos de Freitas, José Roberto Montes Heloani, Theresa Maria de Freitas Adrião, Evaldo Piolli, Dario Fiorentini, Helena Maria Sant'Anna Sampaio Andery e José Caludinei Lombardi que desde 2013 sofrem difamações, calúnias e ameaças por parte do Sr. Carlos Antônio Gomes.

Por não ter sido aprovado em concurso público realizado na Unidade em maio de 2013 o Sr. Carlos Antônio impetrou recurso junto à UNICAMP, levantando dúvidas a respeito da lisura do processo. Após ampla e cuidadosa apuração e análise de documentos sobre o caso, a Procuradoria Geral da Universidade emitiu parecer contrário às acusações do reclamante, reconhecendo que a banca de avaliadores agiu rigorosamente de acordo com as normas que regulamentam os concursos e com absoluta imparcialidade. A partir de então, Carlos Antônio passou a emitir opiniões ofensivas aos colegas através de redes sociais com o objetivo claro de intimidá-los.

Repudiamos veementemente essa atitude e manifestamos nossa integral confiança na atuação de nossos colegas que ao longo de suas carreiras deram contribuições relevantes para a construção da nossa Unidade, bem como para a consolidação da Educação como campo acadêmico de excelência e de importância estratégica para o desenvolvimento do País.

Enfatizamos que a Faculdade de Educação, em absoluta sintonia com os valores acadêmicos que fundamentam a trajetória da UNICAMP ao longo dos seus 50 anos, prima pela defesa da pluralidade de opiniões e pela autonomia teórica e epistemológica de seus docentes.

Dirce Zan
Débora Mazza
Diretoras da FE/Unicamp"

O documento será encaminhado a 17 entidades do campo acadêmico e científico.

Acesse o manifesto .