Giovana Marches | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Disciplina | Conceito de medida na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Objetivo: Preparar tarefas articulando Medidas e elementos da Geometria e Números, - Discutir grandezas, relacionadas com o cotidiano das crianças e uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais, - Discutir tarefas que envolvam as medidas de perímetro, área e volume sem a utilização de fórmulas matemáticas, - Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor partindo das produções dos alunos, - Discutir o uso de recursos para atribuição de significado as Medidas.

Ementa: A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do conceito de medida, abordando temas como: comprimento, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, tem por objetivo último a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Professor responsável: Carlos Miguel da Silva Ribeiro

Período de inscrições: 16/02/2018 até 13/10/2019

Período de oferecimento: 19/10/2019 até 14/12/2019

+ Mais informações e inscrições