Viviani Vicentin Bergamaschi | Atualizado em 03/10/2022 - 11:16 Notícia

Disciplina concentrada eventual: "Etnografias sobre e com crianças"

Disciplina FE196:  Seminário concentrado I: "Etnografias sobre e com crianças".

Data de oferecimento : de 17 a 21 de outubro de 2022

Horário: das 14h às 18h.

Vagas: 15 alunos regulares e 15 especiais

Créditos: 01

Carga horária: 15 horas

Local: Prédio principal Paulo Freire, sala do NAE (LAE), 1º andar, bloco D

Professora participante temporária: Laura Frasco-Zuker

Ementa: O seminário concentrado aborda as especificidades da pesquisa etnográfica realizada com crianças. Serão apresentadas as bases do trabalho etnográfico para, em seguida, analisar em que medida a forma de atuação junto a pessoas adultas funciona para o desenvolvimento da pesquisa etnográfica tendo crianças como interlocutoras ou tendo a infância como objeto de estudo. Lembrando que em pesquisas antropológicas as reflexões metodológicas, teóricas e os dados empíricos estão intimamente entrelaçados (Peirano, 2014), leremos etnografias realizadas sobre e com crianças, destacando os procedimentos, soluções e desafios encontrados em cada caso. Etnografias se apoiam numa relação de longa duração entre pesquidador/a e interlocures/as e no estabelecimento de um vínculo de confiança que, em muitos casos, se aparenta ao de amizade. Busca-se apreender o ponto de vista, a perspectiva própria dos e das interlocutores/as. Como concretizar essas premissas quando se é um/a pesquisador/a adulto/a interagindo com crianças? E quais as especificidades do trabalho com crianças de diferentes idades? Ainda, que potencialidades implica o enfoque etnográfico para a compreensão das infâncias? Que aspectos específicos permite problematizar e iluminar? O seminário trará elementos para responder a essas perguntas.

Matrícula

- Estudantes Regulares: no primeiro dia de aula os estudantes regulares receberão um formulário para preenchimento e assinatura que deverão ser entregues para a responsável pela disciplina.

- Estudantes Especiais (Interessados/as de fora da Unicamp e Estudantes matriculados no Mestrado Profissional/FE): preencher o Formulário do link abaixo, assinar e entregar no primeiro dia de aula para a responsável pela disciplina com cópia do diploma de graduação (frente e verso):