Viviani Vicentin Bergamaschi | Atualizado em 13/09/2023 - 14:17 Notícia

Disciplina eventual concentrada: "História da Educação: o caso português” - Prof. Dr. Luís Antunes Grosso Correia (Universidade do Porto – Portugal)

Oferecimento da disciplina: FE 196 - Seminário Especial Concentrado I - "História da Educação: o caso português"

Datas das aulas: 18, 19, 20, 25 e 26 de setembro de 2023

Horário: 9h-12h

Sala: ED10 (anexo I) - a disciplina será oferecida em formato híbrido (presencial e/ou remoto)

Estudantes regulares - 20

Estudantes especiais - 15

Professor convidado: Prof. Dr. Luís Antunes Grosso Correia (Universidade do Porto – Portugal)

Ementa

O Seminário Especial Concentrado, ao focar a evolução do sistema educativo português desde o século XIX até à atualidade, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica para a capacitação teórica, científica e metodológica, quer de investigadores em educação, quer de futuros e atuais professores. Sendo Portugal um país da semi-periferia europeia, o estudo do seu caso particular congrega uma pluralidade de perspectivas, as quais oscilam entre a inspiração no modelo ocidental e as práticas e resultados educacionais próximos dos países ditos em vias de desenvolvimento. O Seminário será orientado por uma abordagem trans-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva face a vários problemas educativos contemporâneos do sistema educativo português, os quais necessitam de uma maior densificação técnica, social e política. Tomaremos por referência as diferentes conjunturas das políticas de educação, os seus resultados, os projetos inovadores de reformas, os processos de centralização/descentralização das competências político-administrativas, as configurações do currículo prescrito para os ensino primário/básico e secundário, as questões interseccionais (sociais, étnicas e género), a construção da identidade e profissionalidade docentes, entre outros, desde a era liberal (1820) até aos nossos dias, passando pelo Império Português (sem o Brasil) e por um esforço comparado a nível internacional. O Seminário como um espaço de reflexão aberta de modo a permitir debater e capacitar os futuros investigadores e professores para a natureza multicontextualizada da educação à luz de uma abordagem histórica.

Orientações para a matrícula:

Todxs alunxs deverão acessar o Google Forms: https://forms.gle/ZmDcMT449E6Vz5dx7 para inserir seus dados e ler as informações necessárias para validação da matrícula.

Alunxs regulares: preencher o formulário abaixo que deverá ser enviado pelo e-mail disponibilizado no Google Forms.

Alunxs especiais e alunxs do Mestrado Profissional: encaminhar o formulário da DAC (https://www.dac.unicamp.br/sistemas/formularios/inscricao_disciplinas_eventuais_pos_aut.php) preenchido por meio do e-mail informado no Google Forms, juntamente com cópia frente e verso do diploma de graduação.