Ludmila Pioli | Atualizado em 28/07/2022 - 11:39 Notícia

Docente da Faculdade de Educação ministra palestra na Universidade de Paris

No dia 07 de dezembro de 2021 Profa. Dra. Helena Sampaio Andery, docente da Faculdade de Educação da Unicamp, ministrou palestra internacional intitulada “Transformações e dinâmicas de permanência do Ensino Superior no Brasil” no Centro de População e Desenvolvimento (CEPED) da Universidade de Paris. O evento presencial em Paris com transmissão simultânea via Zoom contou com a presença de pesquisadores na França, Argentina, México e Brasil.

Helena Sampaio articulou sobre as transformações do cenário do Ensino Superior Brasileiro, passando pelos principais momentos históricos desde o final do século XIX até os dias atuais. Docente reforçou a relevância de momentos como a Reforma Universitária de 68, a Redemocratização e as políticas de acesso dos últimos anos. Sampaio apontou as dinâmicas do sistema por meio das diferenciações entre o sistema privado e público, a participação dos Governos e atores externos, assim como debateu as características da classe social brasileira e as influências napoleônicas no Ensino Superior Brasileiro.

A pesquisadora abordou ainda a significativa expansão do acesso ao ensino superior brasileiro, quando o número de alunos triplicou, chegando a mais de oito milhões em 2018, e as estratégias institucionais de permanência estudantil ao longo dos anos. Após apresentação, os pesquisadores contribuíram com questões sobre atores do setor privado, os grupos dos conglomerados educativos, regulação do setor público e privado, entre outras inquietações.