tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Docentes da FE representam o Brasil em congresso mundial na China sobre educação comparada

No final de agosto, os professores Debora Cristina Jeffrey, Ana Elisa Assis e Luis Enrique Aguilar participaram do XVI World Congress of Comparative Education Societies, representando o Brasil a convite da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). O evento foi realizado na Beijing Normal University, na China, e reuniu mais de 40 entidades de educação comparada de todo o mundo.

Atual presidente da SBEC, Aguilar explica que as sociedades de educação comparada se reúnem periodicamente para discutir os avanços e interfaces acadêmicas e geopolíticas nesse campo de pesquisa. Durante o congresso, os docentes da FE apresentaram o painel integrado Inter-institutional Cooperation: a comparative education analysis of three investigations  e abordaram as experiências de três projetos de cooperação acadêmica realizados pela FE: As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação acadêmica, que conta com financiamento da Capes; Mapas conceituais e temáticos da educação de jovens e adultos em Ibero-América entre 1997-2012, financiado pelo CNPq; e Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay em el contexto de la evaluación de lacalidad de la Educación Superior, apoiado pelo Ministério da Educação da Argentina.

“A FE possui uma longa tradição de análise comparativa que tem enriquecido as perspectivas e olhares sobre a educação”, enfatiza Aguilar. Para Debora, coordenadora do curso de Pedagogia da FE, o painel foi importante para a publicização das experiências de trabalho, abordagens e metodologias das pesquisas desenvolvidas no cone sul. “Foi uma oportunidade de ter acesso a pesquisas de outros contextos educacionais e de compreender o papel da educação comparada para se pensar ações efetivas na educação em âmbito global”, avalia.

A SBEC foi fundada em 1983. “Desde sua fundação, a Sociedade vem acompanhando e fomentando o surgimento, cada vez mais vigoroso, das análises comparativas em educação nas pesquisas de graduação e pós-graduação”, comenta Aguilar. Duas das ações planejadas pela entidade para o próximo ano são o II Congresso Ibero-americano de Educação Comparada e VII Encontro Internacional da SBEC, que será realizado na Universidade Federal da Paraíba, e o lançamento da Revista Brasileira de Educação Comparada para divulgar a produção acadêmica na área.

Além de participar do evento, Ana Elisa, coordenadora-associada do curso de Pedagogia da FE, e Larissa Reducino da Silva, aluna do curso, receberam apoio da VRERI Unicamp para iniciar diálogo com a Beijing Normal University com o objetivo de desenvolver pesquisas conjuntas e programas de mobilidade de professores e estudantes entre as duas instituições. “As condições de bolsas concedidas pela BNU não dão espaço para estudantes brasileiros, já que se limitam àqueles oriundos das 50 melhores universidades do mundo. Neste contexto, há a necessidade da criação de uma linha de bolsas exclusivas para as instituições dos países BRICS, facilitando o relacionamento entre suas instituições educacionais”, esclarece Ana Elisa.

Debora, Ana Elisa e Larissa também visitaram a Escola Experimental da Beijing Normal University para conhecer a proposta organizacional da instituição, tanto em termos de currículo como de gestão educacional.