Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp vence o I Concurso de Ensaios organizado pela Sociedade Brasileira de História da Educação

Carolina Cechella Philippi, doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp, vence o I Concurso de Ensaios organizado pela Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) que teve como tema história, política e educação no Brasil

O ensaio submetido pela estudante de Pós-Graduação e classficado pela SBHE é intitulado O exercício político do magistério na carreira docente (Santa Catarina , 1920 -1930). Segundo Carolina, "A participação no primeiro concurso de ensaios organizado pela Sociedade Brasileira de História da Educação deu-se com a motivação de divulgação de um trabalho de doutoramento em fase de finalização. Para além disso, é forma de tematizar um assunto relevante e de proporcionar a troca com demais pesquisadores do campo".

Resumo do ensaio
O ensaio tematizou as manobras de duas professoras catarinenses em meio à Conferência Estadual do Ensino Primário (1927), considerando-as rastros de sua movimentação funcional e também do exercício político de sua profissão. Para tanto, mobilizou série documental composta por periódicos e publicações legislativas disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no Repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. Essa mesma série foi organizada após análise de outra série de documentos composta por cerca de sete mil ofícios expedidos e recebidos pela Diretoria Geral da Instrução Pública, Departamento de Educação e Superintendência Geral do Ensino no Estado, através da qual foi constatada a pouca inserção feminina na carreira burocrática do magistério.

As poucas mulheres cuja presença se fez perceber na série de ofícios o fizeram na condição de professoras ou diretoras de Grupos Escolares. Assim sendo, chamou atenção a articulação de Catharina Demoro e Maura de Senna Pereira na Conferência Estadual do Ensino Primário, na qual ambas encabeçaram uma reivindicação pela equiparação dos salários de professores e professoras. A hipótese avultada é que, percebendo a carreira burocrática como pouco convidativa, ambas operaram através da participação em eventos e da publicação de suas demandas na imprensa local.

Carolina Cechella Philippi
Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) vinculada à linha de pesquisa Educação e História Cultural. Desenvolve pesquisa de doutoramento sob orientação do professor doutor André Luiz Paulilo. Mestra pelo mesmo programa na área de Filosofia e História da Educação. Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Pedagogia (Habilitação em Magistério das Séries Iniciais) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).