Os livros "O documentário e a escuta sensível do lugar: quando cinema e escola formam um povo", autoria de Eduardo de Oliveira Belleza e "Ctrl + Alt + Tecnopolíticas: um laboratório de cinema na escola pública" assinado por Katharine Diniz, serão lançados nesta semana, na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto 19ª edição, que ocorre de 19 a 24 de junho de 2024, evento consolidado no calendário e circuito de mostras e festivais do Brasil como único evento a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história e educação (https://cineop.com.br/).
Autor: Eduardo de Oliveira Belleza
Título: O documentário e a escuta sensível do lugar: quando cinema e escola formam um povo
Ano de publicação: 2024
Resumo: Há pelo menos duas maneiras de o cinema habitar a escola. Uma a serviço de um povo suposto, que já está na escola e necessita que o cinema se adapte. A outra diz respeito a fazer do encontro entre cinema e escola a possibilidade de emergir um povo. Um povo sem modelo, sem cartilha, sem uma ordem dominante. São duas dimensões muito distintas e que implicam em políticas dessemelhantes, não só com as imagens, mas, sobretudo, com a educação.
_______________________________________________________________________________________________
Autora: Katharine Diniz
Título do livro: Ctrl + Alt + Tecnopolíticas: um laboratório de cinema na escola pública
Ano de publicação: 2024
Editora: Multifoco
Resumo: Em uma formação de professores de escola pública, surge um laboratório de cinema que produz lugar-escola. Nele, se assiste, conversa e cria com fragmentos de filmes contemporâneos sensíveis às forças presentes nos próprios espaços filmados, cujos aspectos locais, comunitários e públicos de seus modos de vida têm sido ameaçados por grandes corporações privadas com apoio estatal.
Link do livro: https://www.editoramultifoco.com.br/shop/ctrl-alt-tecnopoliticas-um-laboratorio-de-cinema-na-escola-publica-2929?category=26