Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

e-book " Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis"

A escola pública tem sido cada vez mais desqualificada perante a opinião pública, numa campanha com forte apoio de mídia. Recursos para a educação são cortados, a profissão docente é desqualificada e um clima policialesco se instala nas salas de aula.

É verdade que a escola pública brasileira tem sérios problemas, mas não é a correção deles que está sendo colocada pelos que a atacam. Querem é destruí-la e substituí-la por um novo modelo, nem público nem democrático, nem voltado ao interesse do aluno e do País.

Há em curso um processo visando atender aos interesses do capital, através de uma agenda que se assenta em dois pilares: um é a apropriação do orçamento público da educação por interesses privados. O outro é a ofensiva ideológica que busca sepultar o pensamento crítico do aluno, que o capacita a participar ativamente de uma sociedade democrática. Em contraposição, cresce a difusão de valores que legitimam as relações capitalistas: individualismo, submissão, meritocracia, competição em todos os aspectos da vida.

Forças poderosas se mobilizam contra a escola pública, mas é possível resistir e detê-las. Este livro tem por objetivo ser parte da resistência, que começa por compreender o processo em curso e estabelecer algumas linhas de ação. Para tanto, reúne artigos de um conjunto de educadores e pesquisadores, do Brasil e de outros países. Ele começou a nascer em outubro de 2017, a partir do Congresso Internacional “Escola Pública, tempos difíceis, mas não impossíveis”, realizado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. As ideias desenvolvidas naquele evento chegam agora a um público mais vasto através deste livro, que reúne textos dos mesmos conferencistas daquele congresso.

----------------------------------

Disponível para download na Biblioteca Digital da Unicamp: