Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

E-book "Reinventar a universidade: extensão universitária com a EJA" está disponível para download

O E-book "Reinventar a universidade: extensão universitária com a EJA", que é fruto de trabalho coletivo de mais de 55 autores (educandos e educadores),  está disponível para download gratuito no site da Editora Navegando.

A publicação, que é resultado da parceria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos  (GEPEJA), com Projeto Integrativo de Ação Social (PEIS), Rede Articula Juventude (REAJU) e do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada da região Noroeste, o NAEDNOROESTE, por meio do Grupo de Trabalho da Educação de Jovens e Adultos da região Noroeste – GTEJANORO,  foi concebida como projeto de pesquisa na Faculdade de Educação  e  vinculada às atividades de Extensão.

A ideia foi estabelecer, manter e aprofundar interlocuções com as redes públicas de Educação, as estaduais e municipais, relacionadas com a Educação de Jovens e Adultos, bem como instituições engajadas com ações para a cidadania e a emancipação dos sujeitos.

O livro

O livro é organizado em três partes, que dialogam entre si,  e cada uma delas apresenta, respectivamente, frutos de cada uma das atividades de extensão universitária realizados na Faculdade de Educação  (Unicamp) em foco na publicação: o Curso de Extensão: Fundamentos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – teoria e história; o Curso de extensão Educação e Juventude: políticas e ações afirmativas e o Projeto Ilustrando o mundo pela EJA, nesta parte destacam-se as imagens produzidas por professores e estudantes de EJA na forma de murais, colagens, painéis, poesias, retalhos e xilografia.

O conteúdo foi composto por textos e intertextos, intercalando múltiplas linguagens que vão desde as palavras aos desenhos, com autorias que se misturam na arte do coletivo e que manifesta que a política de extensão da Universidade Pública deve priorizar projetos que se aproximem de demandas existentes nos serviços públicos visando a formação continuada e humana de profissionais em serviço e/ou em grupos, setores, entidades da sociedade civil organizada.

As atividades de extensão abordadas ao longo do e-book foram criadas, organizadas e realizadas pelas professoras doutoras da Faculdade de Educação , Nima Spigolon e Sandra Fernandes Leite.

Para o download gratuito do e-book acesse: https://www.editoranavegando.com/livro-reinventar-a-universidade