Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 13/01/2023 - 10:10 Notícia

Editora FE-Unicamp lança e-book "De Professores para Professores: compartilhando vivências, saberes e aprendizagens em educação matemática"

capa do livro De Professores para Professores: compartilhando vivências, saberes e aprendizagens em educação matemática

Rosana Prado Biani, Conceição Aparecida Cruz Longo e Sergio Lorenzato [Orgs.]

O e-book lançado pela Editora FE-Unicamp (série editorial “Didáticas”) marca a comemoração, em 2019, dos 10 anos do grupo GEPEMAI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais) e que desde julho de 2020 passou a ser Grupo de Pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores – Psiem-Gepemai –, um grupo colaborativo de professores que se preocupam com o ensino de Matemática nas escolas, desenvolvendo atividades lúdicas e investigativas, de maneira a proporcionar momentos de prazer aos alunos enquanto aprendem.

Além da introdução, a obra é composta por 22 textos, de 25 autores, que compartilham de forma descritiva as atividades que desenvolvem em sala de aula com alunos ou em cursos de formação de professores, como vemos no excerto do texto de introdução de Adriana Augusto (pp. 8-13):

“Os trabalhos relatam experiências, sequências de ensino; descrevem atividades; apresentam materiais manipulativos, jogos etc., com o objetivo de dar subsídio aos professores em sua prática em sala de aula [...], que tanto demonstram a preocupação dos professores em trabalhar temas atuais e essenciais, de enorme relevância social, como, por exemplo, a inclusão, ou ainda relacionados à cidadania e ao consumo consciente, quanto revelam o desejo de apresentar aos alunos uma matemática próxima de seu cotidiano, lúdica, por meio de atividades que recorrem à história da matemática, ao trabalho interdisciplinar, aos materiais manipuláveis, dentre eles as dobraduras, ao uso de jogos. Fruto de muitas pesquisas e do uso da tecnologia, os textos englobam desde os Anos Iniciais até o Ensino Superior.”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DETALHES:

Título: De Professores para Professores: compartilhando vivências, saberes e aprendizagens em educação matemática

Autoria: Rosana Prado Biani, Conceição Aparecida Cruz Longo e Sergio Lorenzato [Orgs.]

Editora: FE-Unicamp

Ano: 2022

Idioma: Português

ISBN: 978-65-00-59244-3

Formato: e-book (pdf)

Tamanho do arquivo: 5564KB

Download gratuito do e-book: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=111680