Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 07/07/2021 - 12:46 Notícia

Editora FE-Unicamp lança e-book "Imagens que lampejam: ensaios sobre Memória, História e Educação das Sensibilidades", em homenagem à Profa. Maria Carolina Bovério Galzerani

Esse e-book é uma coletânea de artigos que reúne e organiza, em um mesmo volume, os principais escritos de Maria Carolina Bovério Galzerani, doutora em História e docente da Faculdade de Educação – Unicamp.

Os textos foram publicados em revistas e livros de difícil acesso ou esgotados, permitindo uma perspectiva de conjunto que possibilita ao leitor entrar em contato com uma obra primorosa em sua composição teórico metodológica, em sua originalidade e relevância para as pesquisas e experiências em Educação, que trabalham com categorias da história cultural, refletindo sobre práticas de memória na significação do patrimônio histórico cultural, no ensino de História, na formação docente e discente.

A obra aproxima questões teórico-metodológicas do campo da história cultural às do campo da Educação, articulando-as em torno de eixos comuns, tais como leitura, práticas de memória e patrimônio, ensino de História e experiência, focalizando, em especial, a educação das sensibilidades em suas relações com a modernidade, a cidade, as Políticas Públicas em educação, as culturas escolares e as práticas de memória.

Compõe-se de ensaios em Educação, construídos no entrelaçamento de reflexões de caráter teórico metodológico, em diálogo com experiências de pesquisa e com autores de referência dos campos da educação, da história cultural e da filosofia, entre os quais, em especial, Walter Benjamin, Edward Palmer Thompson e Peter Gay.

Em conjunto, os textos reunidos dão visibilidade à obra da autora, possibilitando ao leitor perceber a relevância, originalidade e rigor de sua arquitetura teórico metodológica e sua contribuição significativa para as pesquisas em educação que refletem sobre memória, história e formação dos sujeitos sociais na modernidade tardia.

Profa. Dra. Adriana Carvalho Koyama

Prof.  Dr. José Claudio Galzerani;

Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado

(Organizadores)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DETALHES:

Título: Imagens que lampejam: ensaios sobre memória, história e educação das sensibilidades

Autoria: Maria Carolina Bovério Galzerani

Organização e Curadoria: Profa. Dra. Adriana Carvalho Koyama, Prof.  Dr. José Claudio Galzerani e Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado

Editora: FE-Unicamp

Ano: 2021

Idioma: Português

ISBN: 978-65-00-22046-9

Formato: e-book (pdf)