EDUCAÇÃO e trabalho docente no Brasil - gerencialismo e mercantilização
Os textos reunidos nesta publicação apresentam resultados de pesquisas sobre o trabalho docente produzidas dentro do Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) da Faculdade de Educação da Unicamp. Constitui-se como uma contribuição do grupo à compreensão das Políticas Educativas atuais e seus efeitos no trabalho docente e, por que não dizer, à saúde e à qualidade de vida desses trabalhadores. De um modo geral, as análises incidem sobre a educação em todos os níveis no contexto das reformas recentes que envolvem a implantação do gerencialismo ou Nova gestão Pública no Brasil. Na Educação Básica as reflexões recaem sobre os processos gerenciais vinculados à questão da qualidade que engendram políticas de avaliação focadas em metas e resultados quantificáveis, o que tem se intensificado com a participação do setor empresarial e suas fundações na formulação, condução e gerenciamento das políticas educacionais. Os autores apresentam análises importantes sobre os programas de reforma e de como esses têm fixado novos mecanismos de controle e novas exigências que estão reconfigurando o processo de trabalho dos profissionais da educação, ao mesmo tempo em que aprofundam as dimensões de estranhamento entre os trabalhadores e o seu produto do trabalho. Os artigos analisam os processos de intensificação e de precarização do trabalho docente em todos os níveis de ensino.
Tatiana Oliveira e Evaldo Piolli
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EDUCAÇÃO e trabalho docente no Brasil - gerencialismo e mercantilização
Evaldo Piolli e Tatiana de Oliveira (Orgs.)
Formato: impresso
Editora: Fonte Editorial
Ano: 2019
ISBN: 978-65-80330-56-0