Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Institucional

Encontro aprofunda estudos sobre o Programa LEEI 2024

Formação, vinculada ao MEC, reuniu profissionais da Educação Infantil na FE para aprofundar práticas pedagógicas voltadas à oralidade, leitura e escrita.

Um encontro para aprofundamento do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI 2024), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), aconteceu na Faculdade de Educação da Unicamp (FE-Unicamp) no dia 30 de agosto. Voltado a professoras, coordenadoras pedagógicas, pedagogas e supervisoras de instituições de Educação Infantil, público da formação do LEEI 2024, teve como proposta a continuidade aos estudos iniciados no primeiro ciclo do programa.

Fotografia que mostra várias mulheres adultas em uma sala de aula. O ambiente tem cores claras e janelas grandes, por onde entra iluminação natural. Fim da descrição.

O objetivo central da ação foi apoiar as instituições de Educação Infantil na análise das práticas educativas realizadas com as crianças, promovendo espaços de diálogo e reflexão sobre práticas voltadas para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita das crianças. O tema norteador da formação em 2024 havia sido “A linguagem escrita como prática social”, trabalhado a partir de orientações e critérios de análise do cotidiano escolar apresentados pelas formadoras do programa.

O projeto também tem como propósito oferecer suporte às coordenações pedagógicas, pedagogas e supervisoras, fortalecendo o papel dessas profissionais como mediadoras nos processos de aperfeiçoamento das professoras da Educação Infantil. Além disso, busca incentivar uma cultura permanente de análise das propostas educativas desenvolvidas nas salas de aula.

Com carga horária prevista de 44 horas, a formação combina encontros presenciais, encontros remotos e momentos de estudo autônomo com debates nas escolas. Nessa dinâmica, as participantes desenvolvem leituras, observações de prática e registros que são publicados na plataforma Avamec. A cada novo encontro, os materiais são retomados e ampliados pelas formadoras, em um processo que favorece o diálogo, o compartilhamento de experiências e dúvidas e a construção contínua de aprendizagens.

Os registros do processo incluem diários de estudos e discussões, elaboração de projetos e depoimentos gravados em vídeo ou em áudio, compondo um acervo das experiências construídas ao longo da formação. O percurso culminará em um seminário final, no qual serão apresentados relatos selecionados, com ênfase no tema “A organização de um ambiente satisfatório para as experiências das crianças”.

Ao sediar o encontro, a FE-Unicamp demonstra seu compromisso com a formação de profissionais da Educação Infantil, em consonância com as ações do Ministério da Educação, e com o fortalecimento do diálogo entre a universidade, as escolas e as comunidades. A expectativa é que a iniciativa colabore para enriquecer a prática pedagógica e elevar a qualidade das experiências educativas proporcionadas às crianças.

Ir para o topo