
Organizadoras:
- Eliana Ayoub
- Lilian Freitas Vilela
- Marília Velardi
- Marina Cyrino
- Rosana Baptistella
- Valéria Maria Chaves de Figueiredo e diversas autoras.
- Prefácio de Márcia Strazzacappa
Este livro origina-se do projeto intitulado “Entre corpos, textos e contextos: linguagens da arte em narrativas de mulheres professoras”, coordenado por Eliana Ayoub, docente da Faculdade de Educação da Unicamp, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A investigação foi desenvolvida por uma equipe de 19 pesquisadoras(es) e objetivou compreender como mulheres – negras, indígenas e brancas – se constituíram como professoras da educação básica, e de que maneira esse processo de constituição docente foi sendo atravessado por diferentes formas de linguagem, especialmente aquelas relacionadas à arte, ao corpo e à expressão corporal.
Entrevistamos 29 professoras e, neste e-book, encontramos narrativas escritas por 16 participantes que relataram como foram compreendendo o seu processo de constituição docente, os desafios que viveram na infância, viveram e vivem cotidianamente na escola e de que maneira essas experiências afetam a sua prática profissional. Há também escritos de pesquisadoras(es) que estiveram imersas(os) na investigação.
Ao ler os capítulos, é possível escutar a voz de cada mulher-autora-artista-dançarina-professora-pesquisadora que aqui vos fala, conta, reconta, rememora, constrói e reconstrói suas experiências. Mais do que narrativas de como se tornaram profissionais, o livro nos conduz a escritas plurais de mulheres professoras de diferentes culturas, com diferentes saberes e vivências ímpares, que, apesar de únicas e pessoais, possibilitam a construção de narrativas afetivas, de interação, nutrindo a cooperação solidária, fraterna e criativa. São histórias compartilhadas trazendo lugares e processos potentes e transdisciplinares.
Esperamos que apreciem estas narrativas plurais que nos brindam com suas insurgências dos afetos.
Boa leitura!
Material
E-BOOK
Idioma
Português
ISBN
9788521706540
Classificação Dewey
370 (Edição 23)
Publicação
Campinas, SP : Pontes Editores, 2025.
Descrição física
1 recurso online ( 225 p.) : il., digital.
Nota de informação sobre financiamento
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO – FAPESP
2022/05968-2
Nota de sistema
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Direito de acesso
Aberto
Link para download: