Na semana de 26 de junho, a Unicamp sediou dois grandes congressos da área de Extensão: o Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Paulistas e o VI Congresso de Extensão da AUGM. Ambos ocorreram no Centro de Convenções e contaram com diversas mesas temáticas, atividades culturais e oficinas, abordando centralmente o tema da “Democratização”.
A equipe de Extensão, Eventos e Projetos Especiais participou da programação, intercalando os turnos de trabalho, assim sem prejudicar o atendimento, e pode se atualizar nos principais temas relacionados às suas demandas, como a curricularização e os eixos de atuação da Extensão.
O Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Paulistas reuniu a Unicamp, a USP e a Unesp para debater a curricularização da Extensão na Graduação, a Inovação, o financiamento das atividades de Extensão e a interface entre a Extensão e a Cultura, contando com convidados de diversas instituições do país.
Já o Congresso de Extensão da AUGM reuniu representantes de diferentes países do Cone-Sul na intenção de estabelecer estratégias para a Extensão no sentido de promover o desenvolvimento sustentável, conforme os objetivos da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma entidade que reúne 41 instituições públicas de ensino superior do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Nesta ocasião, a equipe da FE teve a oportunidade de se capacitar mais para o trabalho, especialmente nos temas de institucionalização da Extensão, Direitos Humanos, comunicação pública e internacionalização. Além de participar de oficinas relacionadas a elaboração de projetos de extensão e comunicação das atividades de extensão, bem como das atividades culturais e da integração internacional promovidas pelo evento.
A equipe espera que o conhecimento possa agregar melhorias e avanços para as ações extensionistas da Faculdade de Educação, que terão uma maior amplitude a partir do 2º semestre de 2023.
A programação dos congressos foi transmitida ao vivo e está disponível no Youtube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.