Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Faculdade de Educação oferece Cursos de Difusão Cultural à Distância

EDU-0290 | A DIFERENÇA NAS ESCOLAS

Período de inscrições: 07/02/2020 até 19/10/2024.

Disponível na plataforma de: 17/10/2019 até 22/10/2024.

Objetivo: Este curso proporcionará reflexões sobre conceitos de identidade e diferença visando a construção de uma escola aberta a todos os alunos. Pretende suscitar questionamentos sobre identidades fixadas, ciladas da diferença, bem como, o posicionamento inclusivo nas escolas e na vida.

Ementa: Diversas formas de pensar a diferença na escola. Contraposição entre diferença e diversidade. Contextualizando a reflexão sobre a diferença através de manifestações artísticas (literatura, canções, imagens e outros). Experiência reflexiva sobre práticas escolares e diferenciações entre os alunos, sob ponto de vista multicultural crítico. Questionamentos sobre conceitos como diferença, identidade e inclusão tendo como pano de fundo uma escola aberta a todos..

Público-alvo: Voltado a qualquer profissional interessado em educação: professores, gestores, professores de AEE, demais membros da comunidade escolar..

Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN

+Mais informações e inscrições

EDU-0288 | INCLUSÃO NA PRÁTICA: COMO ENSINAR MATEMÁTICA (E OUTRAS DISCIPLINAS) A TODOS OS ALUNOS, SEM ADAPTAÇÕES?

Período de inscrições: 07/02/2020 até 18/10/2024.

Disponível na plataforma de: 17/10/2019 até 22/10/2024.

Objetivo: Disseminar conhecimento sobre as possibilidades de planejar e desenvolver aulas de Matemática (e de outras disciplinas) capazes de ensinar a turma toda, sem distinções e adaptações de todo tipo.

Ementa: O curso tem como foco a problematização de questões que envolvem o ensino de Matemática e de outras disciplinas na Educação Básica, a partir dos pressupostos da educação inclusiva. Como planejar e desenvolver uma aula para todos os alunos sem a necessidade de diferenciações e adaptações (que são modos de excluir alguns estudantes) constitui o tema central que será abordado nesse curso. A partir de textos que tratam do ensino para todos e tomando como exemplo a Matemática, serão discutidas as possibilidades de construção de contextos educacionais em que todos os alunos possam participar e aprender a partir de suas possibilidades.

Público-alvo: Professores da Educação Básica (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) e demais interessados no desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitam a participação e aprendizagem de todos os alunos nas salas de aula comum do ensino regular..

Professor(a) responsável: MARIA TERESA EGLER MANTOAN

+Mais informações e inscrições