tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

FE faz homenagem póstuma ao idealizador de seu projeto de formação de professores

Na última quarta-feira (26), a Direção da Faculdade de Educação da Unicamp prestou homenagem póstuma ao educador José Aloísio Aragão. A homenagem foi realizada durante evento anual promovido pela FE para recepcionar os docentes e funcionários ingressantes e prestigiar os aposentados do último período.

Em 1970, Aragão foi convidado pelo primeiro reitor da Unicamp, o professor Zeferino Vaz, a elaborar o projeto de criação da Faculdade de Educação e a dirigi-la. Com apenas 41 anos à época, o professor Aragão já acumulava experiência como educador. Havia sido diretor de três escolas de aplicação, em Londrina, Brasília e Rio Claro. Aragão faleceu no início de 1972 e não viu o projeto que idealizou para a FE ser implantado. A Faculdade iniciou suas atividades no final daquele mesmo ano e a primeira turma do curso de Pedagogia ingressou em 1974.

A homenagem foi entregue à esposa de Aragão, Maria José Falcão de Aragão, e a duas de suas quatro filhas, Cecilia Maria Aragão Escher e Ana Maria Falcão de Aragão.

“Falta uma página nos registros da história da Faculdade de Educação”, disse o professor aposentado Sérgio Lorenzato, em vídeo gravado por ele a pedido da Direção da FE para relatar esse começo pouco conhecido da história da Faculdade. Ele e Aragão se conheceram quando ambos atuavam como docentes na Universidade de Brasília, no final da década de 1960. “O reitor pediu a ele para preparar a instalação de uma escola de formação de professores que primasse pela excelência. O professor Aragão passou o ano de 1971 elaborando a estrutura da faculdade que hoje nós temos. Zeferino Vaz era muito exigente e pedia sempre informações a ele sobre como estava andando o processo. Nesse meio tempo, ele também fazia convites e selecionava o corpo docente. Tive o privilégio de ele me incluir nesses convites. Todos nós estávamos preparados para em 1972 estarmos aqui no primeiro ano da FE. E acontece o evento que criou um grande vazio para nós todos, para a família, para o reitor, para nós professores”, relembra.

Mas a relação da família Aragão com a FE não se encerrou em 1972. Ela apenas começava naquele período. Maria José trabalhou como assistente administrativo da Faculdade de 1973 a 1975, quando suas instalações ainda se localizavam no Ciclo Básico da Unicamp. Já a filha Ana Maria, é docente do Departamento de Psicologia Educacional da FE desde 2000. “Foi uma grata surpresa ter ouvido as palavras ditas pelo Sérgio e reafirmar que mais do que um pai super bacana, saber que as pessoas ainda se lembram dele com tanto carinho, mesmo depois de 44 anos de sua morte. Foi mesmo uma tarde memorável quando vimos ressurgir algumas das ideias que ele teve para fundar e dirigir esta FE, que acabou por não percorrer os mesmos trilhos ou os princípios traçados por ele”, agradeceu Ana.

Lorenzato encerrou sua fala com a reflexão sobre o possível futuro da Faculdade caso o passado tivesse sido outro . “Eu venho me perguntando há muito tempo como teria sido a Faculdade de Educação da Unicamp dirigida pelo professor Aragão, com toda aquela proposta de mudança, de novidade e de inovação”. Como ele mesmo completou, “a página que o professor Aragão escreveu corresponde ao alicerce de uma casa. Pode não aparecer, mas é o que garante sua estrutura”.

Assista ao vídeo completo com o depoimento de Sérgio Lorenzato aqui.