tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

FE recebe Gaudêncio Frigotto para debate sobre “Escola sem Partido”

Na última sexta-feira (07), a Faculdade de Educação recebeu o professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), para o Debate “Escola sem Partido”. Cerca de 200 participantes acompanharam as discussões na FE. O evento também foi transmitido ao vivo.

Para Frigotto, um dos resultados preocupantes da proposta “Escola sem Partido” é efeito do medo que ela causa e que se contradiz à escola como espaço do pensamento e da interpretação. “Se o programa Escola sem Partido for transformado em lei, será pior que na ditadura. Na ditadura, o dedo duro era profissional. Agora, ele pode ser o pai do aluno, o próprio aluno ou o colega”, esclareceu o professor durante sua fala.

Recentemente, Frigotto publicou o texto Escola sem partido”: imposição da mordaça aos educadores, em que analisa criticamente o programa e o identifica como o projeto da escola do "partido absoluto e único". "Partido da intolerância com as diferentes ou antagônicas visões de mundo, de conhecimento, de educação, de justiça, de liberdade; partido, portanto, da xenofobia nas suas diferentes facetas: de gênero, de etnia, da pobreza e dos pobres, etc.", explica.

Em breve, a gravação completa do debate será disponibilizada no site da FE.

Confira o álbum de fotos do evento.