tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

FE recebe intervenções de artista plástico holandês

Desde o início do mês de agosto, duas intervenções artísticas fazem parte do cenário da Faculdade de Educação da Unicamp. Os expositores localizados na entrada e no entorno do prédio principal da FE agora exibem o trabalho de Kjell van Ginkel, artista plástico e educador holandês. Conhecido como MESMO, Kjell cursa o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE sob orientação do professor Carlos Miranda.

Artista não convencional, MESMO tem sua obra marcada pela mistura de formas geométricas de cores vivas. Galerias de arte ou lixeiras nas ruas, ambas podem ser espaços ideais para suas criações.

A intervenção “A Cidade é Escola”, em exposição na entrada do prédio principal da FE, traz a reflexão sobre o diálogo entre a cidade e a escola. “Nessa instalação, procurei integrar os contornos que delineiam a palavra E-S-C-O-L-A com traços marcantes de nossas cidades. O painel instalado do lado esquerdo foi composto de retratos que fiz na Holanda, meu país de origem. Já o painel fixado do lado direito foi construído com fotos que eu fiz pelas minhas andanças por várias cidades brasileiras. Acredito que existem muitas possibilidades de interação com esse trabalho, inclusive as diferentes reações e conexões daqueles que transitam pela faculdade”, explica o artista.

Já o trabalho “Galeria Espaço Público”, é uma intervenção a céu aberto que considera as paredes como telas urbanas. A hashtag #thepublicspacegallery que compõe a arte, convida as pessoas a criarem e compartilharem suas próprias obras.

MESMO também é autor da intervenção temporária “Impacto”, feita com mais de 400 copos coloridos em muro do Ciclo Básico da Unicamp.

Para mais informações sobre o trabalho do artista, acesse o site www.byMESMO.com.

Para saber mais sobre intervenções urbanas e arte no espaço público, acesse o site www.thepublicspacegallery.com.