A Faculdade de Educação da Unicamp (FE-Unicamp) marcou presença, no dia 9 de agosto, na inauguração do novo Centro de Desenvolvimento Infantil (Cedei) do Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Paulo, por meio da coordenadora associada do curso de Pedagogia da FE-Unicamp, professora Gabriela Tebet.
Ela esteve no evento com o objetivo de discutir possíveis parcerias entre a universidade e o Centro de Desenvolvimento Infantil no campo da extensão devido à aproximação da proposta do espaço à formação proposta pela Faculdade de Educação. “É uma unidade que está surgindo com a proposta de ser uma referência em Educação Infantil, de ser uma inspiração para a rede municipal, para as redes privadas, para todos os pesquisadores, para o campo da Educação Infantil”, relatou.

O espaço substitui a antiga unidade, fundada em 1980, que funcionava em um casarão alugado e teve suas atividades encerradas em 2019. O terreno onde o novo prédio foi construído, na região do Belém, na capital paulista, foi adquirido em 2011. As obras começaram em 2020, com um projeto arquitetônico desenvolvido especialmente para a Educação Infantil, que contempla instalações e mobiliários voltados à acessibilidade universal. Agora, no segundo semestre de 2025, o Cedei retoma oficialmente suas atividades.
Tebet, que representou a Direção da Faculdade no evento, esteve com a diretora do Cedei, Andrea Fonseca, e com o coordenador pedagógico da unidade, Raphael Cutis, que também é doutorando da FE-Unicamp, para verificar possibilidades de convênios de extensão focando nas pesquisas de Educação Infantil.


Desde sua criação, o objetivo do Cedei é atender dependentes de trabalhadoras e trabalhadores do comércio, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento sociocultural de suas famílias. Por esse motivo, o atendimento é exclusivo para filhos desses profissionais. O período pedagógico vai das 7h30 às 18h, mas, caso os responsáveis necessitem de horário estendido, profissionais qualificados permanecem na unidade até as 20 horas.
O Cedei é a primeira unidade operacional de Educação Infantil do Sesc com espaço próprio no estado de São Paulo, além de ser a primeira da instituição no Brasil a oferecer atendimento a bebês.
Ao todo, são 120 vagas, em período integral ou parcial, destinadas a crianças de 4 meses a 5 anos. A equipe pedagógica é formada por profissionais qualificados que atuam com base em um Projeto Político Pedagógico alinhado aos princípios de Cuidar e Educar e Aprender e Brincar, promovendo uma educação pautada em práticas lúdicas, afetivas e colaborativas. A cada dez crianças, há quatro educadoras ou educadores responsáveis: dois no turno da manhã e dois no turno da tarde. “O lugar está muito bem organizado, a proposta pedagógica está bem fundamentada, a equipe parece muito competente… Fiquei encantada. Inclusive, já até apresentei o relato dessa visita na aula que eu dei essa semana”, declarou a professora.
A unidade conta com 4.744 m² de área total, distribuídos em quatro andares. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta Keila Costa, que estruturou o edifício em diferentes volumes, destinados a abrigar os programas do Cedei. Além das salas destinadas a crianças e bebês, a estrutura inclui berçário, refeitório com mesas e cadeiras adequadas às estaturas infantis e banheiros equipados com vasos sanitários e pias apropriadas à faixa etária.
O espaço conta ainda com ateliê, salas de múltiplo uso, horta e jardim aromático. Todos os ambientes foram projetados com ergonomia adequada para estimular os sentidos, valorizar a experimentação sensorial, incentivar a socialização e promover a autonomia das crianças.
De acordo com a professora Tebet, é um espaço com uma proposta pedagógica cuidadosamente pensada para a valorização da sociabilidade, do Cuidar e Educar, para a valorização da brincadeira e das interações como eixo do currículo, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação.”Há uma valorização muito forte das múltiplas linguagens das crianças, que é uma marca do trabalho do Sesc”, pontuou.
A participação da FE-Unicamp na inauguração do Cedei sinaliza a disposição da Faculdade em estreitar laços com instituições comprometidas com a qualidade da Educação Infantil, visando enriquecer a formação acadêmica e contribuir com a prática pedagógica por meio do diálogo entre universidade e sociedade.








