Simone Lucas Gonçalves de Oliveira | Atualizado em 17/05/2023 - 17:44 Notícia

Formação em Boas Práticas de Pesquisa

Dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2022, a Biblioteca Joel Martins, em colaboração com a Pós-Graduação da Faculdade de Educação e com o apoio da área de EaD, propõe um programa de formação dos/as estudantes em boas práticas em pesquisa. Assim, visando dar conta das necessidades de formação que vêm sendo identificadas com a implementação da obrigatoriedade de verificação de similaridade textual das teses e dissertações, propõe: 

Boas práticas em pesquisa

A. Boas práticas e integridade em pesquisa na Unicamp: breve apresentação das boas práticas em pesquisa no contexto da Unicamp.

B. Referências bibliográficas: abordagem dos aspectos gerais e formatação: ABNT (NBR 6023), Vancouver e APA.

C. Citações: abordagem dos tipos e formatos: ABNT (NBR 10520), Vancouver e APA.

D. Levantamento bibliográfico e bases de dados: pesquisas em bases de dados, bases referenciais em Educação, acesso VPN e portal de periódicos da Capes.

E. Gestores de referências bibliográficas: Mendeley e Endnote.

F. Turnitin: apresentação da ferramenta e impactos no processo de produção do conhecimento.

Serão reservados dois momentos para cada um dos tópicos, em meses distintos, contemplando as segundas e sextas-feiras, no período da tarde, das 14h30 às 16h30. As sessões serão híbridas e a gravação será disponibilizada, de modo a poder ser acessada posteriormente, para o esclarecimento de dúvidas. Todo o conteúdo referente a cada tópico será desenvolvido em uma sessão.

Para participação, acessar:

Presencial: EaD – FE/Unicamp – Sala 2 de videoconferência

Remota: https://meet.google.com/fnx-cvnk-adp

Agenda

Maio - 19/05/2023 - Sexta-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Referências Bibliográficas

Maio - 22/05/2023 - Segunda-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Citações

Maio - 26/05/2023 - Sexta-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Levantamento Bibliográfico/Bases de dados

Maio - 29/05/2023 - Segunda-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Gestores de referências bibliográficas

Junho - 02/06/2023 - Sexta-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Turnitin (verificação de Similaridade)

Junho - 05/06/2023 - Segunda-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Referências Bibliográficas

Junho - 16/06/2023 - Sexta-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Citações

Junho - 19/06/2023 - Segunda-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Levantamento Bibliográfico/Bases de dados

Junho - 23/06/2023 - Sexta-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Gestores de referências bibliográficas

Junho - 26/06/2023 - Segunda-feira - Boas práticas e integridade em pesquisa na UNICAMP e Turnitin (verificação de similaridade)

 

Maiores informações, inclusive para inscrições acessar https://www.fe.unicamp.br/noticias/boas-praticas-em-pesquisa