Ludmila Pioli | Atualizado em 20/04/2022 - 09:27 Notícia

Frutos da FE: Obra discute educação antirracista

(Divulgação/ Gabriela Tebet / Unicamp)

É com muita satisfação que a Faculdade de Educação da Unicamp divulga à sua comunidade e sociedade o lançamento do livro “Giro Epistemológico para uma educação Antirracista”. Esta obra é fruto do trabalho e dedicação em uma das nossas disciplinas de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação da FE/Unicamp proposta pela Profa. Dra. Gabriela Guarnieri de Campos Tebet (membro dos grupos de pesquisa DiS e GPPES e integrante da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial da UNICAMP (CADER)).

Desenvolvida durante a pandemia em 2020 e no ano em que a luta antirracista pautou com mais intensidade o debate público no Brasil e no mundo, a disciplina da FE contou com a contribuição dos docentes Prof. Dr. Sidnei Barreto Nogueira e Profa. Dra. Ellen de Lima Souza para o desenvolvimento e divulgação dos saberes negros ancestrais e suas contribuições para a produção de saberes científicos em diversos campos disciplinares.

O livro é a síntese dessa experiência e reúne reflexões de estudantes de várias regiões do Brasil e exterior, além de textos dos docentes e de pesquisadoras/es convidadas/os (como Kiusam de Oliveira e Luiz Rufino).

(Reprodução / Gabriela Tebet / FE)
(Divulgação / Gabriela Tebet / FE)

A obra foi lançada no dia 06 de abril de 2022 no Sesc Campo Limpo em São Paulo, contou com a convidada Ms. Kiusam de Oliveira, autora do prefácio da obra, e já está disponível no site da Editora Pedro e João que pode ser acessado neste link.

(Reprodução / Gabriela Tebet / FE)
                 (Divulgação / Gabriela Tebet / FE)

A Faculdade de Educação parabeniza docentes, pesquisadores e estudantes envolvidos em mais essa conquista assim como sua comunidade de pesquisadores que está sempre na luta por uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa, diversa e universal!