Simone Lucas Gonçalves de Oliveira | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Informafricativo

Em junho de 2017 a Biblioteca Prof. Joel Martins da Faculdade de Educação/Unicamp organizou a mostra "Rompendo estereótipos: a literatura que o mundo precisa conhecer" sob curadoria da docente Ângela Fátima Soligo e do Grupo de Pesquisa "Diferenças e Subjetividades em Educação".

A mostra exibiu filmes, livros e outros materiais que abordavam a literatura infantil africana e indígena, e eram, em grande parte, de origem do acervo pessoal do grupo de pesquisa e, em menor número, do acervo da Biblioteca. Além dos livros e filmes, durante a mostra foram exibidos os boletins "InformAfricativo" da EMEJ/EJA Oziel Alves Pereira de responsabilidade de Wilson Queiroz.

A organização da mostra evidenciou a carência de acervos da Biblioteca que contemplavam a temática. Assim, além de viabilizar a aquisição de materiais bibliográficos para serem incorporados às coleções da Biblioteca, a Biblioteca acolheu a hospedagem do Boletim InformAfricativo em sua interface digital, após parecer favorável da Comissão de Biblioteca da Faculdade de Educação e empenho técnico do Setor de Informática da Faculdade que desenvolveu um novo recurso para o arquivamento. Com isso, a Biblioteca se considera participante das pautas emergentes em educação, ao mesmo tempo que agradece ao Grupo de Pesquisa "Diferenças e Subjetividades em Educação" e ao Wilson Queiroz da EMEJ/EJA Oziel Alves Pereira por mais esta oportunidade.

Os boletins são acessíveis no link https://www.fe.unicamp.br/biblioteca/recursos-on-line/boletins/informafricativo

Fonte: Informafricativo n. 44 de Março/2019