Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Inscrições abertas para a Semana de Ação Mundial pelo Direito à Educação: PNE temas em análise

O que é a Semana de Ação Mundial (SAM)?

A Semana de Ação Mundial (SAM), que neste ano acontece de 02 a 09 de junho, é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. De 2003 a 2018, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e apenas no Brasil, já são cerca de 1,5 milhão de pessoas. É a maior atividade de mobilização pela educação no mundo!

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 16 anos, a SAM 2019 precede o 5º aniversário da Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação (PNE), dia 25 de junho. Assim, a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento da implementação do PNE, que é nosso principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso à uma educação de qualidade da creche à universidade. 

Neste ano, a mobilização da SAM traz um balanço do que foi feito e do que não foi feito desde 2014 - quando pactuamos o Plano, que pensou os passos para a educação no Brasil até 2024 - de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo Estado brasileiro. Estamos na metade de seu decurso e ainda nenhuma meta foi integralmente cumprida!

Diante desse contexto, para a Semana de Ação Mundial 2019, o mote será “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE”, considerando que só com a garantia plena do direito à educação condição para atingirmos, de fato, a Justiça Social no país. E para isso, precisamos falar do PNE! Precisamos que todos saibam o que é nosso direito que já está na Lei, para que ele possa ser cobrado e garantido.

Confira mais sobre a SAM em https://www.semanadeacaomundial.org/.

Na Unicamp, a SAM 2019 acontece de 03 a 06 de junho de 2019 no Salão Nobre da Faculdade de Educação. 

SAM na Unicamp - 2019 - Semana de Ação Mundial pelo Direito à Educação: PNE temas em análise 

Acesse a programação e se inscreva!