Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 04/08/2023 - 09:02 Notícia

Inscrições abertas para cursos de extensão da Faculdade de Educação

Curso de Extensão | EDUCAÇÃO PARA AS AFRICANIDADES: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Sigla: EDU-0278.

Forma de oferecimento: semipresencial.

Período de inscrições: 31/07/2023 até 18/08/2023.

Período de oferecimento: 25/08/2023 até 19/04/2024.

Objetivo: Conhecimento de diferentes práticas didático-pedagógicas acerca da educação para as africanidades no âmbito da formação cidadã; Fomentar a construção de conhecimentos acerca das africanidades em consonância com a Lei 10.639/03; Incentivar a produção de materiais didáticos para o reconhecimento e valorização do legado africano e afro-brasileiro para a educação; Ampliar o repertório linguístico e cultural dos educadores; Estabelecer diálogo entre a universidade e a comunidade externa. Fomentar a construção de conhecimentos acerca das africanidades em consonância com a lei 10.639/03; Incentivar a produção de materiais didáticos para o reconhecimento e valorização do legado africano e afro-brasileiro; Ampliar o repertório linguístico e cultural dos educadores; Estabelecer diálogo entre a universidade e a comunidade externa.

Público-alvo: Educadores de diferentes áreas da educação formal e não formal.

Professor responsável: Débora Cristina Jeffrey.

+Mais informações e inscrições

 

Curso de Difusão | AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DO SISTEMA ESCRITO NAS CLASSES DO PROEPRE - MÓDULO I

Sigla: EDU-0173.

Forma de oferecimento: online.

Período de inscrições: 27/06/2023 até 31/07/2023.

Período de oferecimento: 15/08/2023 até 11/12/2023.

Objetivo: Proporcionar condições de compreensão do sistema escrito, bem como sugerir propostas de atividades relacionadas à construção da escrita em criança na fase da alfabetização.

Público-alvo: Professores de Educação infantil e Ensino Fundamental das redes estadual, municipal e particular.

Professor responsável: Orly Zucatto Mantovani de Assis.

+Mais informações e inscrições

 

Curso de Difusão | JOGAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS: TRABALHAR O JOGO NA ESCOLA E NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Sigla: EDU-0279.

Forma de oferecimento: semipresencial. 

Período de inscrições: 10/07/2023 até 08/08/2023.

Período de oferecimento: 02/08/2023 até 29/11/2023.

Objetivo: Proporcionar aos participantes reflexões, debates e atividades práticas sobre como trabalhar o jogo como instrumento de solicitação do meio e intervenções pedagógicas e psicopedagógicas. Além disso, propõem-se reflexões sobre os fundamentos teóricos bem como sobre uma prática pedagógica destinada a trabalhar com este tema na educação básica e em atendimentos clínicos.

Público-alvo: Profissionais que atuam na Educação Básica, Pedagogos, Psicopedagogos, alunos de Graduação e de Pós-graduação, e demais profissionais interessados no tema.

Professor responsável: Orly Zucatto Mantovani de Assis.

+Mais informações e inscrições

 

Curso de Difusão | EDUCAÇÃO PARA A PAZ: AÇÕES FORMATIVAS E ESTRATÉGICAS

Sigla: EDU-0343.

Forma de oferecimento: a distância.

Período de inscrições: 12/07/2023 até 08/08/2023.

Período de oferecimento: 09/08/2023 até 17/01/2024.

Objetivo: Propor reflexões teóricas, atividades práticas e reflexão sobre a prática, apresentar fundamentos teóricos para a organização de um ambiente de convivência cooperativa, com vistas a proporcionar oportunidade de construir conhecimentos relacionados à Educação para a Paz. Para tanto, a criança deve conviver em um meio escolar que promova a aprendizagem e a vivência de valores democráticos, que esteja inserida em um contexto rico em estímulos para trocas sociais e para reflexões, que lhe possibilite vivenciar e compreender a importância de tais valores. Proporcionar condições de compreensão de uma convivência harmoniosa, envolvendo a noção de conflito, de espaço democrático, protagonismo, cidadania, bem como propor atividades e oficinas relacionadas à Educação para a Paz. Criar oportunidade para que os alunos do curso se apropriem de conceitos importantes à Educação pra a Paz, incluindo-se Direitos Humanos, Tolerância e Cultura de Paz.

Público-alvo: Profissionais que atuam na Educação Básica e demais pessoas interessadas em Educação para a Paz.

Professor responsável: Orly Zucatto Mantovani de Assis.

+Mais informações e inscrições

 

Curso de Extensão | O CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E SIMETRIA

Sigla: EDU-0419.

Forma de oferecimento: semipresencial.

Período de inscrições: 18/07/2023 até 28/07/2023.

Período de oferecimento: 08/08/2023 até 05/12/2023.

Objetivo: Desenvolver o Conhecimento Interpretativo do professor ao resolver tarefas interpretativas no âmbito das transformações geométricas isométricas (reflexão, rotação e translação) e simetria. Desenvolver as especificidades do conhecimento matemático do professor para interpretar, atribuir significado e propor feedback construtivo as produções dos alunos. Elaborar tarefas matemáticas para os alunos no âmbito desses tópicos da Geometria e discutir sua implementação em sala de aula, situando o professor em sua prática.

Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de licenciatura em matemática e de outras áreas.

Professor responsável: Carlos Miguel da Silva Ribeiro.

+Mais informações e inscrições

 

Curso de Extensão | CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO NO ÂMBITO DAS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

Sigla: EDU-0420.

Forma de oferecimento: semipresencial.

Período de inscrições: 18/07/2023 até 28/07/2023.

Período de oferecimento: 09/08/2023 até 06/12/2023.

Objetivo: Desenvolver o Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de matemática no âmbito das operações com frações. Implementar Tarefas Interpretativas de modo a mobilizar o conhecimento do professor para interpretar produções dos alunos e ampliar o seu espaço solução com as diferentes estratégias de resolver um problema (incorretas, imprevistas e não usuais). Desenvolver o feedback proposto nas produções dos alunos.

Público-alvo:  Professores de matemática das redes pública e particular de ensino, pesquisadores em matemática e alunos da graduação de Licenciatura em Matemática e outras áreas.

Professor responsável: Carlos Miguel da Silva Ribeiro.

+Mais informações e inscrições