Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 08/07/2022 - 14:59 Notícia

Inscrições abertas para Cursos de Extensão da FE

• Disciplina | FORMAS DE VER E ATRIBUIR SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA

Sigla: EDU-0275 (Oferecimento 03)

Forma de oferecimento: A distância.

Período de inscrições: 13/07/2020 até 15/08/2022.

Período de oferecimento: 20/08/2022 até 22/10/2022.

Objetivo: Discutir a visualização e raciocínio espacial na análise de figuras e formas geométricas e na resolução de problemas. Ampliar e aprofundar o conhecimento especializado e interpretativo do professor, relativo aos elementos nucleares da visualização e definição em Geometria, à composição e a decomposição de figuras. Preparar e discutir tarefas de Geometria, inclusive destinadas a com deficiência visual, tendo como foco o conhecimento do professor envolvido no processo de preparação e implementação.

Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e, ou, de outras áreas.

+Mais informações e inscrições

• Curso de Extensão | LETRAMENTO E BILINGUISMO PARA SURDOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA ATUALIDADE

Sigla: EDU-0370.

Forma de oferecimento: A distância.

Período de inscrições: 15/06/2022 até 15/07/2022.

Período de oferecimento: 17/08/2022 até 19/10/2022.

Objetivo: 1. Discutir aspectos sobre a escolarização de estudantes surdos bilíngues. 2. Apresentar estratégias e recursos no letramento de surdos. 3. Evidenciar aspectos relativos à constituição da subjetividade da criança surda advinda de uma família de ouvintes. 4. Apresentar recursos tecnológicos para a educação bilíngue de surdos.

Público-alvo: Professores bilíngues para surdos e instrutores de Libras que atuam na escolarização de estudantes surdos bilíngues nas etapas iniciais da educação básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1; Podem participar professores bilíngues e instrutores de Libras de escolas públicas, comunitárias ou filantrópicas; Podem participar professores bilíngues e instrutores de Libras atuantes em salas bilíngues para surdos, escolas bilíngues para surdos, escolas polo ou classes inclusivas.

Professora responsável: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento.

+Mais informações e inscrições

• Curso de Difusão Cultural | EDUCAÇÃO PARA A PAZ: AÇÕES FORMATIVAS E ESTRATÉGICAS

Sigla: EDU-0343 (Oferecimento 02).

Forma de oferecimento: A distância.

Período de inscrições: 15/06/2022 até 10/08/2022.

Período de oferecimento: 24/08/2022 até 21/12/2022.

Objetivo: Propor reflexões teóricas, atividades práticas e reflexão sobre a prática, apresentar fundamentos teóricos para a organização de um ambiente de convivência cooperativa, com vistas a proporcionar oportunidade de construir conhecimentos relacionados à Educação para a Paz. Para tanto, a criança deve conviver em um meio escolar que promova a aprendizagem e a vivência de valores democráticos, que esteja inserida em um contexto rico em estímulos para trocas sociais e para reflexões, que lhe possibilite vivenciar e compreender a importância de tais valores. Proporcionar condições de compreensão de uma convivência harmoniosa, envolvendo a noção de conflito, de espaço democrático, protagonismo, cidadania, bem como propor atividades e oficinas relacionadas à Educação para a Paz. Criar oportunidade para que os alunos do curso se apropriem de conceitos importantes à Educação pra a Paz, incluindo-se Direitos Humanos, Tolerância e Cultura de Paz.

Público-alvo: Profissionais que atuam na Educação Básica e demais pessoas interessadas em Educação para a Paz.

Professora responsável: Orly Zucatto Mantovani de Assis.

+Mais informações e inscrições

• Curso de Difusão Científica | AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DO SISTEMA ESCRITO NAS CLASSES DO PROEPRE - MÓDULO I

Sigla: EDU-0173 (Oferecimento 06).

Forma de oferecimento: A distância.

Período de inscrições: 29/06/2022 até 22/07/2022.

Período de oferecimento: 11/08/2022 até 15/12/2022.

Objetivo: Proporcionar condições de compreensão do sistema escrito, bem como sugerir propostas de atividades relacionadas à construção da escrita em criança na fase da alfabetização.

Público-alvo: Professores de Educação infantil e Ensino Fundamental das redes estadual, municipal e particular.

Professora responsável: Orly Zucatto Mantovani de Assis.