Juliana Marques Lourenço | Atualizado em 14/12/2023 - 10:37 Notícia

Inscrições abertas para cursos de extensão na área de Educação Matemática e Estatística

Curso de Extensão | CONHECIMENTO E PRÁTICAS DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA MEDIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Sigla: EDU-1001.

Forma de oferecimento: a distância.

Período de inscrições: 14/12/2023 até 15/02/2024.

Período de oferecimento: 24/02/2024 até 18/05/2024.

Objetivo: - Preparar tarefas articulando Medidas e elementos da Geometria e Números, - Discutir grandezas, relacionadas com o cotidiano das crianças e uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais, - Discutir tarefas que envolvam as medidas de perímetro, área e volume sem a utilização de fórmulas matemáticas, - Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor partindo das produções dos alunos, - Discutir o uso de recursos para atribuição de significado as Medidas.

Público-alvo: professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores.

+Mais informações e inscrições

Curso de Extensão | DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Sigla: EDU-1004.

Forma de oferecimento: a distância.

Período de inscrições: 14/12/2023 até 18/02/2024.

Período de oferecimento: 26/02/2024 até 06/05/2024.

Objetivo: Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Público-alvo: professores, formadores de professores, gestores.

+Mais informações e inscrições

Curso de Extensão | PENSAMENTO E LITERACIA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Sigla: EDU-1005.

Forma de oferecimento: a distância.

Período de inscrições: 14/12/2023 até 16/02/2024.

Período de oferecimento: 27/02/2024 até 28/05/2024.

Objetivo: Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor sobre o pensamento estatístico, Preparar tarefas envolvendo elementos nucleares para uma Literacia Estatística, -Discutir tarefas que favorecem a aprendizagem da estatística em diferentes campos de aplicação, especialmente sobre fenômenos aleatórios,-Promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico dos alunos, criando as bases para uma compreensão estatística do mundo, perspectivando aprendizagens futuras.

Público-alvo: professores das redes públicas e particulares de ensino, pesquisadores, coordenadores.