Angel Ricci Moreira | Atualizado em 13/05/2022 - 14:37 Notícia

Lançamento de obra de autores da FE: “Pegadas das imagens na imaginação geográfica”

É com muita satisfação que a Faculdade de Educação da Unicamp divulga à sua comunidade e à sociedade o lançamento do ebook-livro “Pegadas das imagens na imaginação geográfica: pesquisas, experimentações e práticas educativas”. Organizado pela Profa. Dra. Gisele Girardi (UFES), Profa. Dra. Flaviana Gasparotti Nunes (UFGD) e nosso Docente da Faculdade de Educação/Unicamp, Prof. Dr. Wenceslao Machado Oliveira Jr, a obra conta com dois capítulos de autoria de docentes e discentes da FE/Unicamp e teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Essa obra foi constituída a partir dos textos escritos para o VI Colóquio Internacional “A educação pelas imagens e suas geografias”, realizado na FE/Unicamp (em formato remoto), em novembro de 2021, complementados por textos acerca das pesquisas recentes da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”.

A organização deste ebook se deu durante momentos históricos de 2021 e início de 2022, deixando nele diversas marcas do contexto social e político, local e mundial. Uma delas foi a pandemia da Covid-19, que fez muitas vítimas, inclusive um dos companheiros dos organizadores, Fernando Henao Granda, do polo da Colômbia da Rede. Sem contar a guerra entre Ucrânia e Rússia, que, como os organizadores enfatizam "é mais uma guerra em que perdemos muitas vidas e é também uma guerra de imagens a moldar novos (?) imaginários geopolíticos… Neste período também nos afetaram (e afetam) a perda de vozes – a perda das vozes de duas lindas e fortes mulheres negras: Elza Soares e bell hooks”.

A partir dos debates do VI Colóquio, sobre o filme Homem-Peixe, de Clarisse Alvarenga (2017), os organizadores manifestam que é possível “reviver aquilo que nos atravessava e, ao mesmo tempo, revigorar o desejo por mais mergulhos, pois temos rede pra segurar, pra prender e pra vazar.” Trazendo à tona as pegadas deixadas pelas imagens no mundo, como as “marcas deixadas sobre um meio, vestígios que podem nos fazer compreender, problematizar e mesmo inventar, com estes traços, narrativas de mundo”, e deixando margem para outras pegadas, sendo elas das linguagens nas imagens, do que é real ou do que é imaginário, do que envolve o corpo de cada um(a) de nós quando nos aprofundamos nas questões que nos afetam, aquelas que nos deixam sensações de calafrio na espinha, emoções que constituem a vida.

A Faculdade de Educação da Unicamp parabeniza as/os docentes e todas as demais pessoas envolvidas na construção desta obra e agradece a doação de dois exemplares impressos para a biblioteca da FE e dois para a biblioteca do Instituto de Geociências da Unicamp. Da mesma forma, agradece sua comunidade que se apresenta sempre na luta por novos olhares e na busca por diversas maneiras de mudar o mundo tornando-o um lugar mais justo e sensível à todas as formas de vida, humanas e não humanas, inclusive as imagens.

 

Para acessar o ebook gratuitamente, clique aqui!

         (Reprodução: Petricor Design)