ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Organizadoras: Alessandra A. Viveiro, Maria Cristina de Senzi Zancul e Rebeca C. A. Fernandes
SINOPSE
Segundo volume de uma série de e-books que o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores da Área de Ciências (Formar-Ciências), da Faculdade de Educação da Unicamp, tem desenvolvido com respeito ao Ensino na área de Ciências da Natureza e à Educação Ambiental, estudos esses direcionados aos vários níveis escolares e também a processos educacionais realizados em espaços não escolares.
Neste volume, quinze capítulos, produzidos por professores e pesquisadores das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, estão organizados em duas seções. Na primeira seção, com oito capítulos, os textos se referem a experiências realizadas em sala de aula, bem como a estratégias e recursos voltados à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os sete capítulos da segunda seção se voltam à formação de professores para atuação no Ensino de Ciências nesses primeiros anos de escolarização. As pesquisas e experiências descritas, as sugestões apresentadas e as reflexões provocadas por cada texto trazem possibilidades de análises para além do contexto no qual foram realizadas, constituindo material de estudo para professores de quaisquer níveis de ensino.
——————————-
Título: Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores
Autoria: Alessandra A. Viveiro, Maria Cristina de Senzi Zancul e Rebeca C. A. Fernandes (Orgs.)
Editora: Edições Hipótese
Ano: 2021
Idioma: Português
ISBN: 978-65-00-36463-7
Formato: e-book (pdf)
Páginas: 298
Tamanho do arquivo: 8552 KB
Disponível para download gratuito em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=111109&opt=1
———————————–
ESTRUTURA
SEÇÃO I – EXPERIÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE, ESTRATÉGIAS E RECURSOS
Capítulo 1
Protagonismo autônomo de Amadeu por meio de brincadeiras científicas investigativas (BCI)
Wagner da Cruz Seabra Eiras
Capítulo 2
O potencial das Sequências de Ensino Investigativas para a alfabetização científica: indícios a partir das interações verbais em sala de aula
Paulo César de Almeida Raboni & Anna Maria Pessoa de Carvalho
Capítulo 3
O ato de falar, escrever e desenhar e sua importância durante o Ensino por Investigação: recortes de uma atividade envolvendo botânica
Alexandre Rodrigues da Conceição & Elton Casado Fireman
Capítulo 4
Astronomia para crianças: aprendendo sobre a Lua, por meio da observação
Paula Cristina da Silva Gonçalves & Paulo Sergio Bretones
Capítulo 5
A prática pedagógica em Ciências de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para a sala de aula
Leiriani Abreu & Thaís Gimenez da Silva Augusto
Capítulo 6
A pesquisa no ensino de ciências para os anos iniciais no Brasil: um olhar para o conhecimento químico
Clarianna Ferreira de Matos & Leonir Lorenzetti
Capítulo 7
Ao ar livre: construindo laços de reconexão com a natureza
Rosimari Ruy & Francisco Rolfsen Belda
Capítulo 8
Divulgação científica voltada para o público infantil: um olhar a partir de programas televisivos
Alice Helena Campos Pierson & Sara Camelucci Carrocine Tognon
Seção II – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Capítulo 9
História das ciências em sala de aula: a experiência de um curso de formação continuada de professores dos anos iniciais
Suseli de Paula Vissicaro & Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Capítulo 10
O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma discussão envolvendo a formação e o trabalho docente
Wanderlei Sebastião Gabini & Renato Eugênio da Silva Diniz
Capítulo 11
Educação continuada de professoras alfabetizadoras: vivências e aprendências sobre o Ensino de Ciências
Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Maurício Compiani & Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Capítulo 12
Percurso de uma Supervisora Pedagógica: da docência para crianças de seis anos à socialização com professoras do ensino fundamental
Glória Lúcia Magalhães & Maria José P. M. de Almeida
Capítulo 13
Avaliação de monografias com foco no Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa
Ariane Baffa Lourenço & Salete Linhares Queiroz
Capítulo 14
Pensar e produzir imagens-varanda com a formação de professores de ciências em um curso de Pedagogia
Guilherme Trópia & Pedro da Cunha Pinto Neto
Capítulo 15
O Ensino de Ciências com as crianças: um desafio para a formação de professores
Maína Bertagna