Roberta Rabello Fiolo Pozzuto | Atualizado em 07/11/2022 - 15:59 Notícia

Lançamento do livro "Autorregulação da Aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo""

imagem da capa do livro

Lourdes Maria Bragagnolo Frison e Evely Boruchovitch (Orgs.)

Sinopse:

A autorregulação da aprendizagem é definida como o processo no qual os indivíduos estruturam, monitoram e avaliam seu próprio aprendizado, o que envolve fatores com autoconhecimento, autorreflexão, controle de pensamentos, regulação das emoções, motivação e mudança comportamental. É um processo que o indivíduo desenvolve ao longo de sua vida a partir de experiências e de ensinamentos construídos na relação com o outro. A autorregulação da aprendizagem é um importante tema teórico-prático para estudantes e profissionais envolvidos com a educação. Ao reconhecerem a escassez de obras publicadas com estes aportes teóricos, as organizadoras desta obra investiram esforços no sentido de destacar os principais temas e autores que investigam e orientam     pesquisas sobre a aprendizagem     autorregulada. É uma obra que atravessa vários campos de estudo incluindo emoção, motivação, resolução de problemas, leitura, estratégias autorregulatórias e autoprejudiciais, tomada de decisão, cognição, metacognição, entre outros, com ênfases na Educação Infantil, Educação Básica, Ensino a Distância, Educação em tempo integral e Ensino Superior.  Assim, as organizadoras desta obra desejam fortemente que a leitura deste livro traga muitas contribuições, fundamentos e reflexões para pesquisadores, professores, educadores, psicopedagogos, psicólogos estudantes de pós-graduação e graduação, bem como a todos aqueles que buscam compreender como esta temática pode ser promissora para melhorar e inovar práticas pedagógicas e fomentar a pesquisa orientada à formação de estudantes e professores estrategicamente autorregulados.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DETALHES:

Título: Autorregulação da Aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo

Autoria: Lourdes Maria Bragagnolo Frison e Evely Boruchovitch (Orgs.)

Editora: Vozes

Ano: 2020

Idioma: Português

ISBN: 978-85-326-6449-5