Angel Ricci Moreira | Atualizado em 29/06/2023 - 11:43 Notícia

Livro da EDITORA FE recebeu resenha no O Globo

Na última semana, o livro "Maria Amália Vaz de Carvalho - Conversas lisbonenses e outros escritos (1884-1889)", organizado pelo Professor Alexandro Henrique Paixão (FE), juntamente com as Professoras Ana Cláudia Suriani da Silva e Tania Regina de Luca, recebeu uma resenha no jornal O Globo, de autoria da escritora, ensaísta e tradutora  Dirce Waltrick do Amarante, professora do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

O livro, lançado pela Editora FE-Unicamp, é o primeiro volume da Coleção As Mulheres de O Paiz, que reúne textos escritos por mulheres publicados no jornal O Paiz, no Rio de Janeiro, entre os séculos XIX e XX. 

A obra em destaque é uma coletânea das preciosas crônicas da portuguesa Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921), primeira mulher colaboradora do influente jornal O Paiz, editado no Rio de Janeiro entre 1884 e 1934. Essas crônicas representam uma crítica aos padrões sociais e de gênero da época, verbalizada pela voz feminina, tantas vezes silenciada ao longo da história e que ainda hoje sofre com a imposição da invisibilidade do poder feminino.

A participação da Editora FE-Unicamp no lançamento desse livro reforça a importância do trabalho conjunto na promoção e na socialização da cultura e da valorização da diversidade de perspectivas expressas por pesquisadores e escritores. 

Faculdade de Educação sente-se duplamente orgulhosa e gratificada pela referida resenha, que atesta a relevância e da excelência de nossa editora e de seu papel na divulgação dos estudos desenvolvidos por nossos docentes e pesquisadores  e, ainda,  representa o justo reconhecimento da elevada qualidade do trabalho do Prof. Alexandro Henrique Paixão e de seu compromisso com a produção e a socialização do conhecimento produzido na Universidade pública. 

A ambos, nossos parabéns e nossa gratidão.

Acesse a resenha em:
https://oglobo.globo.com/cultura/livros/noticia/2023/06/critica-registro-precioso-da-voz-feminina-na-imprensa-do-seculo-xix.ghtml