Tassiane Bragagnolo | Atualizado em 09/01/2023 - 13:24 Notícia

NOTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A Faculdade de Educação da Unicamp, coerente com sua histórica posição em defesa da democracia, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio aos atos fascistas e terroristas que culminaram, neste domingo, 8 de janeiro de 2023, com a invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, em inequívoca tentativa de tomada do poder pela força, por parte de apoiadores sectários do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Esse mesmo ex-presidente não cansou de estimular abertamente esse tipo de subversivismo reacionário, durante todo o seu governo, sob diversas formas, em flagrante desrespeito à Constituição, porém sob o olhar benevolente das instituições a quem caberia barrar seus arroubos autoritários.

O crime hediondo e de lesa pátria que ora presenciamos, perpetrado por falsos patriotas oportunistas,  foi, também ele, previamente anunciado e ensaiado, e, mais uma vez, sem que as forças de segurança, no caso, as do Distrito Federal, se mobilizassem para impedi-lo, o que permite imputar, se assim ficar demonstrado, cumplicidade às autoridades e aos servidores envolvidos.

Cumpre, portanto, investigar minuciosamente e punir com rigor todos os responsáveis por esse ataque à democracia e à soberania popular, incluindo planejadores, financiadores e executores dos atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito.

Tais atos são, em si, inadmissíveis e precisam ser combatidos com coragem, organização e inteligência. Mas é preciso perceber, também, que esses atos não são um episódio isolado, pois o bolsonarismo não foi abolido com a derrota eleitoral de seu líder mais asqueroso e ignóbil. Ele permanece impregnado e atuante em amplas camadas da população que, se, por um lado, não pode ser genericamente taxada de fascista, por outro lado, tem sido sistematicamente manipulada pela máquina bolsonarista de produção de discórdia e fake news. Há, portanto, também, uma luta mais ampla a ser travada para elevar a consciência política de parte considerável da sociedade, um trabalho educativo que precisa ser assumido por todos os setores democráticos da sociedade brasileira. 

A Faculdade de Educação não se furtará a essa tarefa. E diante da extrema gravidade das atuais circunstâncias, reitera, mais uma vez e com ainda mais força, seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito e conclama as demais instituições da sociedade civil a se unirem na luta e contra o fascismo e o obscurantismo representados pelo bolsonarismo.

Ditadura nunca mais!

Tortura nunca mais!

Impunidade nunca mais!

Democracia sempre!