Tassiane Bragagnolo | Atualizado em 10/09/2022 - 22:50 Notícia

Nota de Falecimento - Prof. Dr. José Dias Sobrinho

Prof. Dr. José Dias Sobrinho

É com profundo pesar que a Faculdade de Educação comunica o falecimento do Prof. José Dias Sobrinho, na data de hoje, 10 de setembro de 2022.

Exímio intelectual da área de Avaliação Educacional, Prof. José Dias Sobrinho foi admitido em 1973, fazendo parte da fundação da Faculdade de Educação, unidade de ensino e pesquisa em que também concluiu o seu doutoramento em Educação. Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na École Normale Superieure de Paris entre 1977 e 1979. Foi Coordenador de Pós-graduação da Faculdade de Educação no período de 1982 a 1985. Neste ano também foi promovido a professor titular. Foi vice-diretor (1985 - 1988) e Diretor (1988 -1990) da FE. De 1990 a 1994 foi Pró-Reitor de Pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas, quando implementou o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação utilizada posteriormente pelo Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).

Grande referência na área de pesquisa sobre educação superior, avaliação institucional e políticas públicas de educação superior, além de autor de inúmeros livros e artigos publicados em diversos países, participou de atividades da UNESCO, especialmente junto à GUNI (Global University Network for Innovation e ao IESALC (Instituto de Educação Superior para América Latina e Caribe).  Presidiu a CEA (Comissão Especial de Avaliação do MEC) em que elaborou a proposta original do SINAES.

Deixa um legado ​dentro do campo da ​e​ducação​​​ e seria homenageado em outubro de 2022 nas comemorações dos 50 anos da FE-Unicamp.

Manteremos este compromisso com o seu legado, reservando agora apenas uma homenagem em forma de palavras de despedida, parafraseando Sigmund Freud (Sobre a Transitoriedade, [1915] 1916): A morte rouba-nos o muito que amamos e mostra-nos quão efêmeras são as coisas que consideramos imutáveis. Que o luto da morte do Prof. José Dias Sobrinho possa ser vivido e que um dia possamos reconstruir o que foi perdido em um terreno mais firme, numa forma mais duradoura, certos de que aprendemos com a experiência de pessoas queridas que viveram e realizaram nossa faculdade, como o Prof. José Dias Sobrinho.

A ele nossa despedida e saudade. Aos familiares e amigos, nosso apoio e pesar.

Aos familiares e amigos, nosso apoio e pesar.