Tassiane Bragagnolo | Atualizado em 17/07/2023 - 14:00 Notícia

Nota de Pesar - Profa. Sônia Giubilei

Profa. Sônia Giubilei

A Faculdade de Educação expressa com imenso pesar o falecimento da Profa. Dra. Sônia Giubilei que ocorreu nesta segunda-feira, dia 17 de julho de 2023. Sua exímia trajetória na carreira de docente e pesquisadora exprime longo compromisso e dedicação principalmente nos estudos em Educação para Jovens e Adultos no âmbito do setor público e formação de professores.

Sônia Giubilei graduou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), concluiu o mestrado em Teoria e Prática de Currículo para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Maria (1977) e seu doutorado foi realizado na Faculdade de Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993).

Foi coordenadora associada do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação de 1996 a 1997, além de ter exercido o cargo de chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistema Educacionais (DEPASE) nos anos de 1996, 1998, 1999, 2002 e 2004. Em março de 1997 organizou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens de Adultos (GEPEJA), cujo papel foi decisivo nos avanços de pesquisas da Educação Pública, discussão e proposição de políticas públicas para EJA, promovendo eventos científicos, congregando pesquisadores e fomentando maior atenção do poder público à área.

Além do trabalho primoroso desempenhado na Faculdade de Educação, contando com dezenas de estudantes que pesquisaram e elaboraram suas dissertações sob sua orientação, Profa. Sônia Giubilei solidificou em vida um legado pessoal engajado e voltado para a defesa de uma Educação Pública de igual acesso e com qualidade a todos.

Aos familiares e amigos, nossas profundas condolências.