Fabiana Alves | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Nota de repúdio aos cortes na Educação

A ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) divulgou nesta semana, Nota de Repúdio aos cortes efetuados pela CAPES  (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ligada ao Ministério da Educação (MEC) nas bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). De acordo com a CAPES, 3.474 bolsas de pesquisa serão retidas. 

Confira logo abaixo a nota na íntegra:

"Os cortes efetivados no orçamento da educação atingem de forma cruel todo o sistema educacional. A falsa dicotomia entre educação básica e superior foi desmascarada com a explicitação de cortes nos dois níveis de ensino, em programas e ações do MEC. 

A gravidade dos cortes que são efeito da lógica imposta pela Emenda 95 de diminuição dos gastos primários em políticas públicas, se amplia quando esconde-se o ajuste econômico em um discurso que desrespeita, intervém e interrompe a produção científica desconsiderando importância da educação para o desenvolvimento do país.

Os efeitos dos cortes são brutais, a ação da CAPES recolhendo bolsas dos programas de pós-graduação, sem qualquer aviso prévio, evidencia a velocidade do desmonte das condições de oferta educacional no país.

É urgente que o orçamento das instituições seja recomposto e que o Plano Nacional de Educação volte a ser o eixo da política pública brasileira. A ANPED convoca todos os filiados para a paralisação nacional na defesa da educação no dia 15 de maio."