Lucas Ferreira | Atualizado em 31/10/2023 - 15:42 Notícia

Outubro Rosa e Dia do Servidor Público

Reunidos no dia 27 de outubro, a comunidade da Faculdade de Educação (FE) realizou uma homenagem ao Outubro Rosa e o Dia do Servidor Público (28/10).

A ação foi desenvolvida pela CIBES e a Direção da FE, com o intuito de promover uma homenagem aos servidores e relembrar sobre o Outubro Rosa e a importância do autocuidado para a prevenção.

Na ocasião, uma foto foi tirada com os funcionários vestindo roupas de cor rosa em apoio a campanha de conscientização do Outubro Rosa. 
Além disso, o funcionário Josué Hilário Gama prestou uma reverência ao dia do servidor. Acompanhe abaixo o discurso na íntegra:

-----

Ilustres professores, queridos funcionários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), senhoras e senhores,

Hoje, nos reunimos para celebrar o Dia do Funcionário Público, uma data de extrema relevância para ressaltar a importância do funcionalismo público, as lutas sindicais que moldaram a história do nosso país e, em especial, a dedicação incessante dos servidores que trabalham incansavelmente para o progresso da Unicamp e o avanço da ciência e do conhecimento.

O funcionalismo público desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade justa, equitativa e eficiente. Na Unicamp, nossa comunidade de servidores é um pilar essencial para garantir que os objetivos de ensino, pesquisa e extensão sejam realizados com excelência. Cada um de vocês, funcionários da Unicamp, desempenham um papel crucial na manutenção e no avanço da qualidade do ensino, pesquisa e nas diversas facetas de atuação em nossa instituição.

O funcionário público carrega o peso de muitos estereótipos e preconceitos numa época em que o setor público é alvo de um olhar com tendência de privatização. Como reação a esse comportamento, compete a nós oferecer um serviço com qualidade cada vez melhor para quebrar esses paradigmas e mostrar à sociedade que o Estado, personificado pelos seus agentes, pode atender as necessidades e os direitos de seu povo consagrados na Constituição. Afinal, o significado do servidor público está no próprio nome que designa a sua função, que é servir.

Não podemos esquecer as lutas sindicais que moldaram a história do funcionalismo público no Brasil. Ao longo dos anos, sindicatos e servidores em todo o país batalharam pelos direitos trabalhistas, pelas melhores condições de trabalho, pela educação, pela ciência e, acima de tudo, por um serviço público de qualidade. Essas lutas sindicais são dignas de reconhecimento, pois moldaram-se como bases de uma administração pública mais eficiente e justa.

Uma das características mais nobres de uma universidade pública é o compromisso com a produção e difusão do conhecimento. Nesse contexto, nossos funcionários desempenham um papel essencial na defesa e fomento da ciência. Cada manutenção de laboratório, cada apoio administrativo e cada esforço para garantir que nossos docentes e pesquisadores recebam o suporte necessário são contribuições inestimáveis para o avanço da ciência em nossa universidade.

O que se ouve de nós funcionários públicos é que nós ganhamos bem, temos artigo 31, falta abonada, que temos licença prêmio de 90 dias a cada cinco anos e outras coisas.

Alguns têm a visão de um funcionário velho, de óculos na ponta do nariz com a cara feia e com um carimbo na mão negando e pedindo para voltar depois e outros marcando sua frequência com o paletó na cadeira.

Porém a nossa realidade é outra.

A dedicação de uma vida é uma característica distintiva de nossos funcionários. Muitas de vocês passaram décadas contribuindo para a Unicamp e, assim, moldaram uma instituição em que nos orgulhamos de trabalhar. Suas experiências, sua expertise e sua paixão por nossa missão de ensino e pesquisa são inestimáveis.

Concluindo, quero expressar minha profunda gratidão a cada um de vocês, funcionários da Unicamp, por seu compromisso, trabalho árduo e dedicação incansável. Hoje, comemoramos não apenas um dado, mas também a construção contínua de nossa universidade, a promoção da ciência e a missão de educar as gerações futuras.

Feliz Dia do Funcionário Público a todos! Continuamos um caminho juntos, unidos em nosso compromisso com a Unicamp e com a construção de um futuro melhor por meio do conhecimento e da educação. 

Durante o período desafiador da pandemia, a dedicação de nossos funcionários públicos brilhou ainda mais intensamente. Mesmo em meio às restrições e incertezas, muitos de vocês continuaram a prestar serviços essenciais, adaptando-se às novas realidades do trabalho remoto e garantindo que a Unicamp cumprisse sua missão. É importante também, neste momento, prestar uma homenagem respeitosa às vidas que perdemos durante essa crise global. A pandemia nos trouxe perdas inestimáveis, tanto pessoais quanto coletivas, e nosso coração se enche de empatia por todos aqueles que foram afetados por essa tragédia. Nossos funcionários, ao continuar seu trabalho, também honraram a memória daqueles que não puderam estar conosco hoje devido a aposentadoria ou falecimento então quero aqui fazer alguns destaques de funcionários que marcaram minha trajetória nesta faculdade, falo do diretor José Dias Sobrinho, a quem tenho muito respeito e consideração, que me trouxe para a FE, quando ainda era funcionário mensageiro na Funcamp e chegando aqui já encontrei a funcionária Vera Gonçalves que já pertencia a FE no tempo que a faculdade era no Ciclo Básico e o diretor era o Professor Rezende e a Vera secretaria do departamento de psicologia, a sra. Martinha também da época do diretor Prof. Rezende que era da portaria e logo passou para a coordenação de pedagogia e licenciatura.

Também a funcionária Vera Louzada já era funcionária deste tempo, assim como o Ademilson depois, vindo outros funcionários como Pitágoras e Mike que não é tão novo e já pertence aos bens patrimoniados da Unicamp.

Lembro bem dos funcionários e professores aposentados, também minha homenagem aos funcionários novos que estão a pouco tempo conosco, porém fazendo história, e porque não falar do querido funcionário Luiz Aparecido Romão, calmo, tranquilo e presente em todas as partes da FE, inclusive nesta copa, que leva seu nome. Termino falando da Professora Adriana Momma que, ao me encontrar antes do “bom dia” vinha um sorriso lindo, uma pessoa maravilhosa, que a última vez que há vi recebi um abraço e ouvi palavras lindas onde choramos juntos tomados por uma forte emoção não sabendo que era o último abraço. 

Então hoje, abrace, converse, brinque e divirta-se.

Um feliz Dia do Funcionário Público a todos!

-----

 

Acompanhe as fotos pela galeria do link abaixo:

https://www.fe.unicamp.br/galerias/outubro-rosa-e-dia-do-servidor-publico

 

A FE agradece o empenho dos funcionários e os cumprimenta pelo seu dia e reforça o apoio à conscientização sobre o Outubro Rosa e a vital importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama.