Giovanna da Costa Romaro | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Plano de Retorno na Faculdade de Educação

Desde o dia 11 de maio do corrente ano, quando a Direção tomou conhecimento do PLANO DE RETORNO GRADUAL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – VERSÃO PRELIMINAR, apresentado aos Diretores pelo Magnífico Reitor, Prof. Marcelo Knobel, a Faculdade de Educação iniciou o processo de discussão, envolvendo toda a equipe gestora, estudantes e funcionários técnico-administrativos, visando a pensar propostas e alternativas adequadas às particularidades de nossa Unidade, partindo sempre dos princípios historicamente assumidos e defendidos pela FE e das nossas condições objetivas e humanas.

Foram diversas reuniões remotas com os três segmentos – docentes, funcionários e estudantes – e cinco reuniões da Congregação (343ª. de 29/05, 60ª. de 17/06, 61ª. de 19/06, 344ª. de 24/06, 62ª. de 08/07), buscando assegurar as condições necessárias para bem instruir as discussões e as decisões. O presente documento resulta desse processo de intenso debate e reflexão, e do esforço coletivo da comunidade da FE para dar uma resposta, a mais adequada possível, aos desafios postos pela pandemia do novo Coronavírus.

Inicialmente, cumpre destacar a importância, para nossa Unidade, da divulgação em momento oportuno do Plano de Retorno da Reitoria, tanto para a decisão de como encerrar o primeiro semestre, quanto para o planejamento do segundo. A afirmação inequívoca da prioridade para a defesa da vida humana e o respeito à relativa autonomia das Unidades para adequar o segundo semestre às suas próprias peculiaridades, foram dois aspectos positivos do referido Plano e que nos ajudaram a conhecer melhor os limites de nossa ação e as alternativas para o enfrentamento de nossas dificuldades.

DELIBERAÇÕES:

• Segundo semestre sem retorno presencial.
  • Disciplinas regulares do segundo semestre, exceto os estágios, oferecidas remotamente para todos os estudantes, concluintes e não concluintes, da graduação em Pedagogia.
  • Disciplinas de estágio oferecidas exclusivamente para estudantes concluintes da Graduação em Pedagogia.
  • Disciplinas obrigatórias, exceto os estágios, oferecidas remotamente a todos os estudantes dos Cursos de Licenciatura.
  • Disciplinas de estágio oferecidas apenas para concluintes dos Cursos de Licanciatura.
  • Disciplinas  de Pós-Graduação serão oferecidas remotamente no segundo semestre.
  • Criação de seminários sobre temáticas relativas à conjuntura sócio-política e cultural atual, para a Pós-Graduação.
  • Realização remota de exames de qualificação e defesas de dissertações e teses.
  • Todos os cursos de extensão previstos até dezembro de 2020 para oferecimento remoto, conforme autorizado pelo Ofício EXTECAMP N. 11/2020. Aqueles que não puderem ser adaptados para o formato remoto deverão ser cancelados.
  • Realização de eventos  deverá ser apenas remota e preferencialmente no período diurno.

Leia o plano completo no anexo: plano_retorno_da_fe_versao_final_09-07.pdf

Com relação aos procedimentos sanitários a serem adotados, a FE aguarda orientações da Reitoria, sobretudo em relação às dúvidas expressas no documento ANÁLISE DO PLANO DE RETORNO GRADUAL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – VERSÃO PRELIMINAR (Of. FE n° 027/2020), a saber:

1.  Quando e como será feita a distribuição dos EPIs?
  2.  Como e quando será feito o treinamento do pessoal da limpeza e da vigilância para a higienização dos espaços e para a abordagem das pessoas? Qual será a participação das Unidades nesse treinamento?
  3. Importa destacar a necessidade de que sejam adotadas medidas específicas para assegurar a saúde dos trabalhadores terceirizados que, afinal, estarão na linha de frente, como responsáveis pela limpeza e higienização das unidades. Além disso, seria importante que fossem devidamente preparados para que se integrem de forma consciente ao trabalho preventivo e prestem orientações corretas quando indagados por estudantes e mesmo por pessoas externas à Universidade.
  4. Como será feita a sinalização visual para orientação da comunidade sobre a covid-19? Que participação terão as Unidades no provimento desse material?
  5. Será de fato possível testar em massa a comunidade da Unicamp? Como isso será feito? Que critérios serão adotados na seleção dos que serão testados? Seria importante esclarecer esse procedimento para dar tranquilidade à comunidade.
  6. A Universidade ainda oferecerá computadores e chip de internet para estudantes necessitados que não os tenham recebido? Como e quanto será feita a distribuição?

Essas são, pois, as principais deliberações da FE para o segundo semestre até o momento. Naturalmente, o presente Plano poderá ser revisto e atualizado ao longo de sua aplicação, em caso de necessidade e mediante aprovação da Congregação.