tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Povo Kariri-Xocó visita FE e recebe apoio

No dia 19 de abril, a FE recebeu a visita de integrantes da aldeia indígena Kariri-Xocó. Localizada no município de Porto Real do Colégio, no estado de Alagoas, a comunidade conta com uma população estimada de cerca de 2.500 pessoas.

Há um ano o povo Kariri-Xocó vem realizando diversas mobilizações para a retomada da maior parte de suas terras, demarcadas oficialmente pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em 2006 e invadidas por fazendeiros e posseiros. Atualmente, a comunidade usufrui de apenas 600 dos 4.419 hectares da Área Indígena Kariri-Xocó. As ações de mobilização pedem um posicionamento rápido da FUNAI e do Ministério Público, uma vez que o povo indígena vem sendo obrigado judicialmente a desocupar suas próprias terras para garantir a reintegração de posse a fazendeiro da região.

Em defesa do movimento, a FE aprovou Moção de apoio ao povo Kariri-Xocó na reunião da Congregação do mês de abril.O documento defende o reconhecimento e retomada das terras indígenas demarcadas para o povo Kariri-Xocó.

Desde 2014, a FE promove encontros entre seus alunos e docentes e o grupo Sabuká Kariri-Xocó para compartilhar a luta e a cultura da comunidade indígena. As atividades fazem parte dos projetos “Oficinas de Educação e Múltiplas Linguagens” (Faepex Extensão 2015) e “Encontros com o Povo Kariri-Xocó” (PEC-PREAC 2015), coordenados pela professora da FE Alik Wunder.

Leia a Moção de apoio ao povo Kariri-Xocó.