Tassiane Bragagnolo | Atualizado em 12/12/2023 - 10:22 Notícia

Prêmio PAEPE -2023

Na manhã do dia 11 de dezembro foi realizada a solenidade de entrega Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE - 2023, o evento visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade.

Na Faculdade de Educação, através do projeto "Uso da competência em informação na promoção de boas práticas e integridade em pesquisa e na melhoria da qualidade dos textos de dissertações e teses: trabalhos colaborativos entre setores da FE/Unicamp - Biblioteca, Pós-Graduação e Educação à Distância" os servidores premiados foram:

  • ADEMILSON MODESTO DE CAMARGO (EAD)
  • CLAUDIA DOS REIS (Pós-graduação)
  • EDGAR DA ROCHA (EAD)
  • FABIANA ALVES (Biblioteca)
  • GABRIEL BERTELLI (EAD)
  • LEANDRO BARBOZA SOBRINHO (EAD)
  • LUCIANO MUCINI (Pós-graduação)
  • ROSEMARY PASSOS (Biblioteca)
  • SIMONE LUCAS GONCALVES DE OLIVEIRA (Biblioteca)
  • TAIGOR RAMOS PINTO MARTINO (Pós-graduação)
  • VICENTE ESTEVAM JUNIOR (Biblioteca)
  • VIVIANI VICENTIN BERGAMASCHI (Pós-graduação)

Os servidores da Biblioteca, EAD e Pós-graduação implementaram esse importante projeto na FE em 2022 atingindo desde então os objetivos de: promover as boas práticas e integridade em pesquisa da Unicamp; criar uma cultura de comprometimento com a ética nas publicações científicas da FE/Unicamp, especialmente nas dissertações e teses; melhorar a qualidade dos textos de dissertações e teses da FE/Unicamp por meio da competência em informação, com a observância das normas de elaboração de referências bibliográficas e citações entre outros;  publicizar a experiência coletiva da FE/Unicamp referente à integração de áreas; padronizar o conjunto de informações e protocolos referentes aos processos de defesa de dissertação e tese, como: verificação de plágio, agendamento de defesa, solicitação de ficha catalográfica, publicação no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) da Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) e interfaces com o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), otimizando tempo, recursos materiais e capital intelectual.

E como resultado, cerca de 150 estudantes por semestre foram alcançados, totalizando aproximadamente 300 participantes nas formações, além dos impactos com promoção das boas práticas e integridade em pesquisa; melhora da qualidade dos textos das dissertações e teses, em termos de ocorrências de similaridades ou plágio não intencional; disponibilidade de material digital contendo instruções no portal da Biblioteca, com acesso por toda comunidade acadêmica; compartilhamento de infraestrutura; trabalhos cooperativos e integrados entre áreas da mesma unidade; e contribuição para o quesito inovação dos Programas de Pós-Graduação da FE.

Vale destacar que esta experiência, que otimizou o uso dos recursos institucionais na direção da competência informacional dos estudantes de pós-graduação da FE, também evidenciou o espírito de cooperação, integração e de equipe entre as pessoas e as diferentes áreas.

Aos nossos servidores, nosso reconhecimento pelo merecido prêmio e nosso agradecimento ao projeto implementado na Faculdade de Educação.