Tassiane Bragagnolo | Atualizado em 07/12/2022 - 15:24 Notícia

Prof. Dermeval Saviani recebe título de Doutor Honoris Causa da UFSCcar.

Prof. Dermeval Saviani - Titulo Honoris Causa da Ufscar.

O Prof. Dr. Dermeval Saviani, docente aposentado e colaborador ativo da Faculdade de Educação da Unicamp, recebeu, no dia 6 de dezembro, o título de Doutor Honoris Causa, em sessão pública e solene do Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A honraria é concedida a grandes personalidades que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do País, ou que tenham se destacado pela atuação em favor das Ciências, das Letras, das Artes ou da Cultura em geral. O Prof. Saviani, sem dúvida, atende a todos esses requisitos.

A homenagem foi proposta por quatro Programas de Pós-Graduação da Universidade: os Programas de Pós-graduação em Educação do Campus de São Carlos – fundado pelo homenageado há 48 anos – e do Campus Sorocaba; o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Na cerimônia, a Reitora da UFSCcar, Professora Ana Beatriz de Oliveira, enfatizou:
“O professor Saviani é uma das principais referências no estudo e na pesquisa da educação brasileira. Nós avaliamos que ele é a figura mais expressiva viva do atual cenário educacional nacional e por isso estamos tão
felizes em conceder este título e homenageá-lo”.

A Profa. Luciana Cristina Salvatti, Pró-Reitora de Graduação Adjunta da Universidade de São Carlos - Campus de Sorocaba, ex-aluna e ex-orientanda do Prof. Saviani, o homenageou citando Walter Benjamin e ressaltando os impactos desuas ideias e ações na história da Educação.

O Prof. José Claudinei Lombardi, docente da FE/Unicamp, participou da homenagem, relembrando toda a trajetória do Prof. Saviani e sua formação acadêmica e reiterando sua importância para a Educação Brasileira.

A distinta homenagem enche de orgulho e alegria a comunidade da FE, pois representa um reconhecimento institucional da grandeza do Prof. Saviani como educador, pesquisador, intelectual e pessoa humana, cuja trajetória sempre foi marcada, de forma inequívoca e coerente, pelo forte compromisso com a defesa da democracia, dos direitos humanos e da educação pública de qualidade para todas as pessoas. Essa, aliás, também é a marca de sua vasta obra acadêmica, referência crucial e obrigatória para educadores, pesquisadores e formuladores de
políticas públicas na área da educação.

A ele, nossos cumprimentos e nossa profunda gratidão por sua generosa disponibilidade para seguir participando ativamente do quadro decente da Faculdade de Educação da Unicamp.

A cerimônia está disponível na íntegra no Canal UFSCar Oficial no Youtube.

Confira também a reportagem do site da Ufscar acessando o link abaixo: https://sistemas.fai.ufscar.br/home/noticia/2105/ufscar-entrega-titulo-…