Renata Seta | Atualizado em 18/07/2022 - 16:11 Notícia

Professora Maria da Glória Gohn publica livro sobre a temática da democracia

Maria da Glória Gohn, professora da Faculdade de Educação da Unicamp,  publicou no mês de julho de 2022 o livro: “Ativismos No Brasil: Movimentos Sociais, Coletivos e Organizações Sociais Civis - como impactam e por que importam?”, pela editora Vozes.

 

Sob a temática da participação na democracia, a professora  apresenta diversas formas de ativismos social, político e cultural no Brasil contemporâneo. Analisa as ações coletivas em áreas como grupos LGBTQIA+, grupos indígenas, gênero, racismo, meio ambiente, luta pela terra, moradia, educação, saúde, direitos humanos e sociais e segurança. Discute o crescimento e o impacto do ativismo de contramovimentos conservadores e seus atos antidemocráticos nos anos 2020-2021.

 

A autora aponta que se trata de uma resposta à crise de representatividade do sistema político existente, e busca de novos formatos de organização. As análises indicam que essa reconfiguração advém de uma nova geração de ativistas; está ocorrendo portanto uma mudança geracional, cultural e sociopolítica.

 

O livro finaliza destacando o tema da democracia e a urgência do momento: debater, lutar e preservar a democracia. Indaga-se:  qual o tipo de democracia estamos buscando atualmente? Preconiza-se a necessidade de construção de novos caminhos para as explicações teóricas e metodológicas, para além das ideologias e polarizações, bem como para a compreensão sobre as mudanças de opiniões e de comportamentos que a sociedade brasileira vivencia nos tempos atuais, e na década que passou.

 

O livro está organizado em duas partes com quatro capítulos.

 

Gohn, Maria da Glória. Ativismos No Brasil: Movimentos Sociais, Coletivos e Organizações Sociais Civis - como impactam e por que importam? Petrópolis, Editora Vozes, julho de 2022, 260 pgs.