Tassiane Bragagnolo | Atualizado em 18/07/2023 - 14:03 Notícia

Professora Maria Glória Gohn é agraciada com prêmio Florestan Fernandes  

Maria Glória Gohn, Professora Titular e Colaboradora do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da Unicamp, é uma das personalidades agraciadas com o Prêmio Florestan Fernandes no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, que acontece entre os dias 11 e 14 de julho de 2023 em Belém do Pará. O título reconhece sua trajetória profissional de dedicação exclusiva à formação de pesquisadores – mais de 100 orientações de teses e dissertações – e a produção de uma vasta fortuna crítica no campo de estudos dos movimentos sociais e da educação não formal.  

 

A excelência na produção acadêmica não poderia deixar de vir acompanhada de uma produção intensa, sendo ao todo 23 livros, 80 capítulos de livros e 134 artigos publicados em periódicos especializados. Em especial, destacamos o livro Teorias dos Movimentos Sociais - Paradigmas Clássicos e Contemporâneos (1997), que alcançou dimensão canônica no campo de investigação dos movimentos sociais. Outras obras que possuem ampla circulação são: Educação Não Formal e Cultura Política (1999), A Força da Periferia (Vozes, 1985) e Sem-Terra, ONGs e Cidadania (1997). 

 

Vale destacar que o Prêmio Florestan Fernandes foi instituído no ano de 2003 e tem como principal objetivo o reconhecimento da atuação profissional através da produção acadêmica, da formação de pesquisadores, da contribuição para o desenvolvimento institucional e, em especial, para o progresso da Sociologia brasileira. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Sociologia homenageará a Profa. Dra. Maria Glória Gohn e ao Prof. Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto (UFAM) durante a cerimônia de abertura do seu 21º congresso.

 

A FE sente-se orgulhosa e honrada com essa merecida homenagem à querida Professora  Maria Glória Gohn. A ela, nossos parabéns e nossa gratidão.