Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Imagem com o título da matéria

A Faculdade de Educação recebeu, nos dias  29, 30 e 31 de outubro de 2024, os estudantes dos 8º anos da Escola Municipal de Educação Fundamental e Médio Maestro Marcelino Pietrobom, da cidade de Paulínia – SP. Os alunos também visitaram a Casa do Lago da Unicamp.

A visita foi viabilizada em parceria com a Profa. Dra. Heloísa Matos Lins (FE/UNICAMP), Profa. Juliana Cintia Videira (EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom) e os educadores e pesquisadores: Suzana Cardoso Silva e Robson Bomfim Sampaio (Podhe/NEV-USP).

Logo do projeto PODHE
Projeto “Educação em direitos humanos para a promoção de equidade e prevenção às violências nas escolas”
EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom – Paulínia -SP

A atividade teve como objetivo promover o conhecimento e interesse pela universidade pública como espaço futuro, tendo como horizonte o ingresso universitário, além de estimular e proporcionar encontro/conversa com representantes de movimentos sociais que atuam na UNICAMP, buscando garantir o acesso amplo e plural na universidade, conforme a proposta submetida no Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP / SEDUC-SP.

(Fotografias dos estudantes dos 8º anos da Escola Municipal de Educação Fundamental e Médio Maestro Marcelino Pietrobom)

O projeto apontou que apenas 24,2% dos jovens de 18 a 24 anos no Brasil acessam o ensino superior (Censo da Educação Superior divulgado em 2023, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep).

“Esses dados mostram que o acesso à universidade ainda é um desafio para muitos jovens brasileiros. As desigualdades sociais, de gênero, etnico-raciais, de orientação sexual e de pessoas com deficiência, estão entre os principais fatores que contribuem para esse cenário. Se, por um lado, tal situação coloca crianças e adolescentes que frequentam as escolas públicas até o ensino médio, em posição de risco na garantia do direito de acesso à educação superior, por outro lado, o trabalho com a formação e vivência em direitos humanos, incluindo o conhecimento de uma universidade pública, pode efetivamente proporcionar ganhos valiosos nas aprendizagens dos alunos/as, na promoção do contato com aquele espaço como lugar de acesso a um direito, bem como de respeito à diversidade e cooperação.”, descreve o projeto PODHE.

A UNICAMP é pública. Uma instituição de qualidade e excelência, que preza pelo conhecimento em pesquisa, ensino e extensão e está de portas abertas para receber estudantes.

A Faculdade de Educação apoia e incentiva visitas guiadas para apresentar a estrutura da unidade e alimentar o desejo dos estudantes em aprimorar seu conhecimento, buscando o progresso acadêmico, pessoal e profissional, por meio da educação superior.

…..

 ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS DO PAINEL DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – INEP:

Gráficos do Censo da Educação Superior
Gráficos do Censo da Educação Superior
(Fonte: INEP – CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – PAINEL ESTATÍSTICO: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGJiMmNiNTAtOTY1OC00ZjUzLTg2OGUtMjAzYzNiYTA5YjliIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05NzhmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9&pageName=ReportSection4036c90b8a27b5f58f54 )

…..

Letra "i"

Conheça o projeto PODHE e veja a programação da visita dos estudantes,

clique aqui!

  EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom

Ícone do Instagram

 @Podhe.nev

Letra "i"

FAPESP  – Chamadas de Propostas – PROEDUCA – FAPESP – SEDUC-SP 2024 – Diretrizes para submissão de propostas na Chamada FAPESP no âmbito do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP / SEDUC-SP – Edital 2024 – Data limite para submissão: 13 de dezembro de 2024.

………………………………………………….

Acompanhe nossas redes sociais:

 @feunicamp

  Faculdade de Educação – Unicamp

………………………………

Referências:

……………………………………………….

Colaboração:

Direção – FE/UNICAMP

PHODE

……………………………………………….

Pesquisa, arte, redação e publicação:

Renata Seta, Comunicação Institucional – FE/Unicamp

………………………………………………………….

#UNICAMP #FE #FEUNICAMP #Faculdadedeeducacao #universidade #universidadepublica #FAPESP #chamadaFAPESP #escolapublica #educacaobasica #escolamunicipal #Paulinia #estudantes #pesquisa #visita #projeto #PODHE

Ir para o topo