| Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Repositório de arquivos da FE "na nuvem"

Observação: esse manual está baseado no sistema operacional Windows 10 e navegador Chrome, para outros sistemas operacionais ou navegadores os procedimentos são similares porém poderão apresentar menus ou opções diferentes. O repositório está, inclusive, disponível em dispositivos móveis Android pelo aplicativo Google Drive.


 

Formas de acesso ao repositório de arquivos

Pelo navegador (recomenda-se o uso do Chrome) você poderá acessar o repositório através do endereço direto (URL) ou através do menu de aplicativos do Google disponível, por exemplo, no ambiente de e-mail da Unicamp (Google Apps). Após acessar o repositório de arquivos pelo navegador os procedimentos para utilização estão descritos em "Utilização pela web"!

Pelo Drive File Stream o repositório estará disponível como uma pasta em seu equpamento (restrito aos sistemas operacionais Windows ou MacOS).

Independente da forma de acesso os arquivos estarão disponíveis em "Meu Drive" (arquivos pessoais) e em "Drives compartilhados" (arquivos coletivos). O repositório de arquivos da FE está disponível em "Drives compartilhados" no Google.

 


 

Acesso via URL

1 - Acesse o endereço: https://www.google.com.br/drive/ e clique em “Acessar o Google Drive”;

 

2 - Entre com sua conta @unicamp.br (o exemplo abaixo usa o usuário "ticfe", você deverá substituir pelo seu usuário pessoal);

 


 

Acesso pelo e-mail (Google Apps)

1 - Se já estiver utilizando seu e-mail da UNICAMP (@unicamp.br) clique em “Google Apps” (1) e selecione “Drive” (2).


 

Utilização do repositório pela Web

 

A - Local dos arquivos

1 - Clique em “Drives Compartilhados” e uma lista das pastas coletivas estará disponível.

 

B - Atualizando arquivos no drive compartilhado

1 - Caso necessite atualizar a versão de um arquivo na nuvem usando um arquivo armazenado em seu equipamento utilize a opção de upload! A maneira mais rápida é clicar com o botão dirieto do mouse na janela de visualização dos arquivo e usar o menu suspenso que será apresentado como na imagem abaixo. As opções “Fazer upload de arquivos” e “Fazer upload de pasta” permitem subir, respectivamente, arquivos e pastas armazenados em seu computador para o drive compartilhado.

 

2 - Você também pode clicar em um arquivo e arrastar ele para a janela do Google Drive para realizar o upload! 

 

3 - Ao adicionar arquivos através de upload em um local onde já exista outro arquivo com o mesmo nome você estará substituindo a versão do arquivo. Uma janela no canto inferior direito será apresentada e lhe permitirá mudar esse comportamento.

3.1 - Clicando para fechar a janela (ou quando nenhuma ação é realizada) o arquivo antigo será substituído pelo novo e uma nova versão do documento será criada.

3.2 - Clicando em “Manter como arquivo separado” um novo documento será criado tendo adicionado ao seu nome uma numeração sequencial.

 
C - Versões de um mesmo arquivo

No Google Drive cada vez que atualizamos um arquivo fazendo upload ou salvando após editar/atualizar nós criaremos uma nova versão deste arquivo. As versões antigas ficarão disponíveis para recuperação por 30 dias (com limite de 100 versões para um mesmo arquivo) e poderão ser invocadas a qualquer momento pelo procedimento abaixo.

1 - Para visualizar as versões disponíveis do documento, selecione o arquivo desejado e clique em “Ver detalhes” (1) e depois em “Gerenciar versões” (2).

 

2 - Na janela que se abrir, serão apresentadas as versões disponíveis do documento, sendo possível baixar, manter ou excluir uma versão, clicando nos três pontos ao lado do documento. Também é possível escolher "Manter indefinidamente" para que a referida versão fique disponível sem prazo limite de 30 dias.

 

D - Lixeira

Para visualizar os arquivos excluídos, clique em “Lixeira” na barra lateral esquerda. Serão listados todos os arquivos que foram deletados nos últimos 30 dias, permitindo que sejam recuperados ou excluídos de maneira definitiva.

 


 

Acesso via Drive File Stream

Usando o Drive File Stream o repositório estará disponível em seu equipamento como se fosse uma pasta local. É importante frisar, no entanto, que os arquivos continuarão armazenados na nuvem, ou seja, não ocupam espaço em seu equipamento. Após cada atualização do arquivo (abrir/editar/salvar) a nova versão será automaticamente atualizada na nuvem e ficará disponível para o trabalho colaborativo e coletivo.

 

1 - Instalação

1.1 - Para utilizar o Drive compartilhado via Drive File Stream, baixe e instale o programa através do link abaixo:

https://dl.google.com/drive-file-stream/GoogleDriveFSSetup.exe

1.2 - Siga os passos de instalação;

1.3 - Após a finalização, aguarde a execução automática do programa ou execute-o através do menu iniciar, digitando “Drive File Stream”.

 

2 - Configuração

2.1 - Entre com sua conta @unicamp.br (o exemplo abaixo usa o usuário "ticfe", você deverá substituir pelo seu usuário pessoal);

 

2.2 - Aguarde o final da sincronização (o ícone no canto direito inferior, próximo ao relógio, deixará de mudar de cor).

 
3 - Utilização

Por padrão o Drive File Stream criará uma unidade "G:" dentro de seu equipamento. Nela você encontrará "Meu Drive" e "Drives compartilhados". Um ícone também é criado na área de trabalho e pode ser usado para acessar essas pastas. Por fim você também pode clicar no ícone do aplicativo (próximo ao relógio) e depois clicar no ícone de pasta que estará disponível. São as três formas de acessar os arquivos em nuvem através do File Stream!

Os arquivos vão se comportar como se estivessem realmente em seu computador, portanto cliques duplos para abrir, comandos de copiar/colar, exclusão de arquivo, abrir/editar/salvar, enfim, todas as operações normais podem ser realizadas nos arquivos disponibilizados pelo File Stream.