A diretora do Centro de Cooperação Internacional da Escola Superior de Economia (HSE) de São Petersburgo, Natalia Pyatkina, esteve em reunião, no dia 7 de abril, com a Direção da Faculdade de Educação (FE-Unicamp), representada pela diretora, a Profa. Debora Jeffrey e o diretor associado, o Prof. Guilherme Prado, além do Coordenador do curso de Licenciatura Integrada em Química e Física da Unicamp, Prof. André Luiz Oliveira, e o Assistente Técnico de Apoio à Pesquisa e Divulgação Científica, representando a Coordenação de Pesquisa e Divulgação Científica (CPDC) da FE, Lucas dos Santos, para tratar de possíveis parcerias acadêmicas com a unidade.
Natalia fez parte de uma comitiva da HSE que esteve na Unicamp para conhecer diferentes unidades da universidade, dentre elas, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Instituto de Economia (IE) e a própria Faculdade de Educação. A visita, organizada pela equipe da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), integra os esforços da universidade russa para ampliar sua presença na América Latina e estabelecer projetos conjuntos, intercâmbios acadêmicos e programas de dupla titulação com instituições de excelência como a Unicamp.
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de colaboração entre os grupos de pesquisa da FE e os laboratórios da HSE São Peterburgo, como o Laboratório de Gestão da Reputação na Educação e o de Estudos Sociais da Educação, que desenvolvem pesquisas sobre temas como saúde mental de estudantes, bullying escolar e cultura digital entre jovens. Natalia destacou que os grupos de pesquisa da HSE São Petersburgo, são internacionais e compostos por membros que falam inglês, o que facilita a integração e a produção de conhecimento colaborativo.
“Acreditamos que existem muitas oportunidades de cooperação em áreas como educação, sustentabilidade, juventude e inovação. Queremos explorar essas possibilidades e promover conexões entre nossos pesquisadores e os da Unicamp”, afirmou Natalia. Ela também demonstrou interesse em que docentes da FE participem de conferências internacionais organizadas pela HSE São Peterburgo, e sugeriu a criação de projetos conjuntos de pesquisa e publicações científicas.
Na ocasião, em que também participou a representante do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), Janaína Pamplona, foi mencionado o interesse da HSE em fortalecer sua linha de estudos latino-americanos, já presente em cursos de graduação como Administração de Empresas Internacionais, Ciência Política, Ciências Sociais e Comunicação Social. A proposta é promover trocas de conhecimento e boas práticas entre as instituições e avançar em temas emergentes, como sustentabilidade e empreendedorismo social, por meio do Laboratório Satélite.
A diretoria da FE destacou a importância da visita para o fortalecimento da internacionalização da Faculdade de Educação, reiterando o compromisso da unidade com uma formação acadêmica conectada aos desafios globais e baseada na cooperação entre universidades públicas de diferentes países.
“A reunião foi muito positiva e nos abriu caminhos importantes para futuras colaborações. A parceria com a HSE São Peterburgo, reforça nosso compromisso com a internacionalização e com a produção de conhecimento em diálogo com outras realidades. Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que se desenham a partir deste encontro”, relatou a Profa. Débora.
A expectativa, após essa primeira aproximação, é de que novos diálogos avancem para a formalização de convênios de cooperação e projetos de pesquisa colaborativa, consolidando a FE-Unicamp como uma referência internacional em educação e políticas públicas.
Comunicação Institucional – FE/Unicamp
Redação e entrevistas: Erika Blaudt
Revisão: Giovanna Romaro
Imagens: Erika Blaudt