Simone Lucas Gonçalves de Oliveira | Atualizado em 08/11/2021 - 11:58 Notícia

Semana Acadêmica Proquest na Unicamp

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp, através do Programa de Competência em Informação, convida para a SEMANA ACADÊMICA PROQUEST NA UNICAMP. O evento, que será realizado em formato online, entre os dias 08 e 11 de novembro de 2021, é gratuito e aberto a todos os públicos. Serão realizados quatro webinários com foco em como realizar pesquisas acadêmicas mais eficientes.

Destacamos a programação "Conhecendo os recursos da base de dados na área da Educação - ERIC" que será ofertada em 9 de novembro às 15h.

A base de dados destaca-se, principalmente, pelos seguintes recursos:

- Acesso a artigos científicos, conferências, ebooks, relatórios técnicos, etc. das áreas da educação em texto completo;

- Indexação das principais revistas científicas internacionais das áreas da educação;

- Tesauro de educação (ferramenta muito útil aos autores em seus processos de indicação de palavras-chaves para a representação de suas produções nos bancos de dados, e aos profissionais bibliotecários em seus trabalhos de catalogação e indexação de publicações).

INSCREVA-SE AQUI

Confira a programação completa:

Introdução à Biblioteca de Recursos Eletrônicos

8 DE NOVEMBRO | 15:00H | INSCREVA-SE AQUI

Descrição: Introdução a diferentes recursos eletrônicos: Periódicos Eletrônicos, eBooks, diferentes tipos de bases de dados, formas de licenciamento e gestão.

Objetivos da sessão: Familiarizar-se com as fontes eletrônicas de informação. Entenda as diferenças entre os tipos de recursos eletrônicos.

Público alvo: Alunos de graduação, pós-graduação, Docentes, Pesquisadores e Bibliotecários.

Conhecendo os recursos da base de dados na área da Educação - ERIC
9 DE NOVEMBRO | 15:00H | INSCREVA-SE AQUI

Descrição: Descubra conteúdos e informações na área da educação em mais de 800.000 periódicos de todos os tipos de revistas acadêmicas e científicas, publicações de acesso livre, títulos revisados por pares, revistas populares, jornais, boletins informativos e mais do mundo todo.

Objetivos da sessão: Identificar o conteúdo disponível para a sua comunidade dentro da base Ulrich's™. Os benefícios da plataforma e como utilizá-la. Como gerenciar a plataforma e fazer uma análise de sobreposição das suas coleções.

Público alvo: Alunos de graduação, pós-graduação, Docentes, Pesquisadores e Bibliotecários na área da educação.

Aprendendo como identificar e selecionar fontes de informação do seu interesse
10 DE NOVEMBRO | 15:00H | INSCREVA-SE AQUI

Descrição: Esta sessão explora os principais tipos de recursos, como avaliar se uma fonte é adequada para o seu interesse e como escolher quais fontes incluir em sua pesquisa.

Objetivos da sessão: Avaliar a diferença entre as principais fontes de informação. Determinar quais tipos de fonte podem ser apropriados para sua pesquisa. Identificar qual o tipo de fonte entre uma variedade de recursos diferentes.

A Arte Sutil de Pesquisar
11 DE NOVEMBRO | 10:00H | INSCREVA-SE AQUI
Descrição: Selecionar os termos de pesquisa certos não é uma ciência exata. Nesta sessão, abordaremos a importância de estruturar sua estratégia de pesquisa, entender como os bancos de dados são construídos e converter nossas palavras de linguagem natural em termos de pesquisa, usando os operadores de pesquisa e proximidade mais frequentes

Objetivos da sessão: Identificar os diferentes operadores de pesquisa na Plataforma ProQuest. Utilizar esses operadores de pesquisa. Navegar resultados de pesquisa

Este evento é realizado em parceria com a Proquest.

Haverá emissão de certificado de participação.

Saiba mais em: http://go.proquest.com/unicamp_trainings/

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail qualisbu@unicamp.br

Atenciosamente,

Biblioteca Prof. Joel Martins