tmarin | Atualizado em 11/12/2020 - 07:58 Notícia

Seminário apresenta mapeamento da pós-graduação na Argentina, Brasil e Paraguai

De 23 a 25 de novembro, a FE recebeu o Seminário Internacional de Pesquisa "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los posgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior". O evento reuniu investigadores de quatro universidades públicas da Argentina, Brasil e Paraguai para apresentar o resultado da primeira fase de investigação conjunta sobre os programas de pós-graduação nesses países.

Iniciada em 2013, a pesquisa produziu um mapeamento da situação dos programas de pós-graduação, considerando seus marcos regulatórios, oferta, mecanismos de avaliação e credenciamento, modos de financiamento e iniciativas de internacionalização, entre outros fatores que podem impactar na lógica de produção do conhecimento nas universidades. "A temática mais importante que esta investigação vem desenvolvendo e vai aprofundar é em que medida o desempenho das instituições, dos indivíduos e professores foi sendo formatado depois que a avaliação começou a formar culturas de desempenho e culturas de formação de conhecimento", esclarece Luis Enrique Aguilar,  responsável pelo Laboratório de Planejamento e Políticas Públicas da FE e coordenador da pesquisa no Brasil.

O projeto é financiado pelo Ministério da Educação da Argentina e gerenciado pela Universidade Nacional de Córdoba. Na Argentina, a pesquisa tem coordenação de Sonia Araujo, da Universidade Nacional da Província de Buenos Aires, e, no Paraguai, de Rossana Giummarresi, da Universidade Nacional de Assunção.

Durante o evento, foi lançado o livro "Los posgrados en Argentina, Brasil y Paraguay: Aproximaciones comparadas en contextos de evaluación de la calidad de la Educación Superior", organizado pelos pesquisadores do projeto. A obra, publicada em português e espanhol, representa a conclusão da primeira etapa da pesquisa e reúne artigos com os principais marcos institucionais, legais e políticos da pós-graduação em cada país.

Para a segunda fase da investigação, que deve ser realizada até o final de 2017, o grupo de pesquisadores planeja produzir análises qualitativas a respeito dos mecanismos de regulação e avaliação da pós-graduação e seus efeitos na formatação de procedimentos e dispositivos que criam culturas acadêmicas de produção do conhecimento. "Nosso desafio agora é construir uma matriz que nos permita olhar para as culturas nas quatro universidades participantes e que nos mostre um pouco mais quais são os reflexos dos processos que temos analisado no interior dessas instituições", explica Nora Lamfri, professora da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, e coordenadora geral do projeto.

"Para onde essas culturas estão nos levando?", questiona Aguilar ao ponderar sobre a importância de se conhecer os processos pelos quais as instituições universitárias foram perdendo sua identidade e adequando-se aos modelos de regulação impostos em cada país. "É importante recuperarmos esse processo para entendermos as regras do jogo e para produzirmos conhecimento válido, útil à sociedade, e não ingressar em processos que intensificam o trabalho, desumanizam a universidade e que não sabemos se efetivamente são úteis", conclui.

Confira o álbum de fotos do seminário.